terça-feira, 19 de novembro de 2013

Diário de Classe Oficinas de Criação Literária 2013.2 (Poesia). Edna Domenica Merola.



O diário de classe apresentado refere-se a um curso de 2 horas semanais e presenciais para alunos maiores de 50 anos.






Cronograma temático realizado nas Oficinas de Criação Literária do segundo semestre de 2013:
Data
Tema
22/8
Apresentação dos alunos. Rimas Cruzadas (abab).
29/8
O Poema: ritmo, métrica. Poeta Fernando Pessoa.
05/9
Linguagem Poética e as Sensações: Visão, Cores.
12/9
Linguagem Poética e as Sensações: Tato, Olfato.
19/9
Literatura e Imaginário (8 arquétipos descritos pelo historiador Lucian Boia).
26/9
Foco Dissertativo & Produção de Texto de Paráfrase.
03/10
Haicai. Poetas Antonio Augusto Assis e Guilherme de Almeida.
10/10
Simbolismo e o Elemento Água.
17/10
Simbolismo e o Elemento Fogo.
23/10
Apresentação na SEPEX.
31/10
Simbolismo e o Elemento Terra.
07/11
Cores, Sons e Poética.
14/11
Introdução ao estudo da obra de Cruz e Souza.
21/11
Simbolismo e o Elemento Ar. Sorteio de amigo (a) secreto (a).
28/11
Produção de texto sobre Natal.
05/12
Avaliação de 2013 e Esboço do Planejamento de 2014.
10/12
Confraternização e troca de textos ‘secretos’.


O planejamento do curso foi concebido para ser modificado durante o decorrer do semestre, pois nosso compromisso é com a criatividade e não com conteúdos, metas e objetivos inflexíveis. Desta feita, ao invés de um rol de conteúdos optamos por desenhar um planejamento dos fundamentos das oficinas.

Mind Mapping elaborado por Edna Domenica Merola


Com o desenrolar dos trabalhos das Oficinas de Criação Poética, o planejamento inicial pôde ser expresso no Mapa Mental que segue:

Mind Mapping elaborado por Edna Domenica Merola
O curso teve uma carga horária complementar que alunos e professora efetuaram por via digital. A correção feita pela professora foi incorporada aos textos originais dos alunos. A professora realizou o preparo prático das oficinas e também suas sínteses teóricas. Os demais participantes realizaram trabalhos semanalmente, a saber: aprimoramento do que foi produzido em aula ou outra tarefa sugerida pelo grupo, ao final da aula. Cada um enviou a postagem para a responsável pela edição no momento em que achou oportuno. A entrega das tarefas variou de 1 a 10 dias após a aula. Desta forma e periodicidade, as funções de editoração foram acumuladas às atividades de natureza estritamente docente tais como pesquisar os temas, organizá-los, adequá-los à faixa etária do grupo e ministrá-los, usando recursos disponíveis. Além do presente registro a professora redigiu textos  com fins didáticos: Ensinar a escrever poemas É uma Tarefa Possível? Disponível em: http://aquecendoaescrita.blogspot.com/2012/07/ensinar-escrever-poemas-e-uma-tarefa.html . 

ADENDO

7/11/2013. Cores, Sons e poesia. 
Exercício de Imaginação Dirigida. (MEROLA, 2013).
Objetivo: aquecer a escrita tendo por foco centros de energia, cores e sons.
Inspirar e expirar longamente três vezes. Relaxar a região da base da coluna e imaginar a cor vermelha. Entoar a vogal “âh” com o propósito de despertar a criatividade.
Relaxar a região três dedos abaixo do umbigo e imagine a cor laranja. Entoe a vogal “u”. Manter o propósito de despertar a criatividade no trabalho aqui-e-agora.
Relaxar a região do estômago e imaginar a cor amarela dourada. Imaginar o som “s” que ressoa entre os órgãos centrais do corpo, causando o bem-estar necessário para que a criatividade assuma o comando.
Relaxar a região dos pulmões. Imaginar a cor verde e o som “a”, enquanto enche os pulmões com ar e com o propósito de recordar tudo com sabedoria.
Relaxar a região do coração. Imaginar a cor rosa e a vogal “o” bem no centro do coração. Com o propósito de ter inspirações sábias e criativas.
Relaxar a região da garganta. Imaginar a vogal “E” e a cor azul celeste. Fazer o propósito de ouvir tudo com sabedoria.
Relaxar a região entre os olhos e sobrancelhas. Imaginar a cor índigo e o som das vogais “ei” com o propósito de ver tudo com sabedoria.
Relaxar a região do alto da cabeça (coroa). Imaginar a cor violeta como uma chama de fogo sagrado, e o som da vogal “i”, prolongado com o propósito de tornar a sua criação sublime e espiritual.
Tarefa: escrever sobre a vivência.


Referências

BOIA, Lucian. Pour une histoire de l´imaginaire. Verité des Mytes. 1998. Paris: Les Belles Lettres. Cap. I: Structures e Méthodes (P. 11-56).

MEROLA, Edna Domenica. Desbloqueio da Expressão e Técnicas de Redação. Revista da FEBRAP. Anais do IV Congresso Brasileiro de Psicodrama. Ano 7, número 4, volume 4. PP 20-31. Campinas: DCI Indústria Gráfica. 1984.
_____________ Aquecendo a Produção na Sala de Aula. São Paulo: Nativa. 2001. PP 200-201.
_____________ De que são feitas as Histórias? Florianópolis: Postmix. 2014. P 63-68.
______________Ensinar a escrever poemas é uma tarefa possível? Disponível em http://aquecendoaescrita.blogspot.com/2012/07/ensinar-escrever-poemas-e-uma-tarefa.html

MORENO, Jacob Levy. Psicodrama. Trad. Bras. 2ª.Ed. São Paulo: Cultrix. 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário