O diário de classe apresentado refere-se a um curso de 2 horas semanais e presenciais para alunos maiores de 50 anos.
Cronograma temático realizado nas Oficinas de Criação Literária do segundo semestre de 2013:
Data
|
Tema
|
22/8
|
Apresentação
dos alunos. Rimas Cruzadas (abab).
|
29/8
|
O
Poema: ritmo, métrica. Poeta Fernando Pessoa.
|
05/9
|
Linguagem
Poética e as Sensações: Visão, Cores.
|
12/9
|
Linguagem
Poética e as Sensações: Tato, Olfato.
|
19/9
|
Literatura
e Imaginário (8 arquétipos descritos pelo historiador Lucian Boia).
|
26/9
|
Foco
Dissertativo & Produção de Texto de Paráfrase.
|
03/10
|
Haicai.
Poetas Antonio Augusto Assis e Guilherme de Almeida.
|
10/10
|
Simbolismo
e o Elemento Água.
|
17/10
|
Simbolismo
e o Elemento Fogo.
|
23/10
|
Apresentação
na SEPEX.
|
31/10
|
Simbolismo
e o Elemento Terra.
|
07/11
|
Cores,
Sons e Poética.
|
14/11
|
Introdução
ao estudo da obra de Cruz e Souza.
|
21/11
|
Simbolismo
e o Elemento Ar. Sorteio de amigo (a) secreto (a).
|
28/11
|
Produção
de texto sobre Natal.
|
05/12
|
Avaliação
de 2013 e Esboço do Planejamento de 2014.
|
10/12
|
Confraternização
e troca de textos ‘secretos’.
|
O
planejamento do curso foi concebido para ser modificado durante o
decorrer do semestre, pois nosso compromisso é com a criatividade e não
com conteúdos, metas e objetivos inflexíveis. Desta feita, ao invés de um rol
de conteúdos optamos por desenhar um planejamento dos fundamentos das oficinas.
Com
o desenrolar dos trabalhos das Oficinas de Criação Poética, o planejamento
inicial pôde ser expresso no Mapa Mental que segue:
Mind Mapping elaborado por Edna Domenica Merola |
O curso teve uma carga horária complementar
que alunos e professora efetuaram por via digital. A correção feita pela
professora foi incorporada aos textos originais dos alunos. A professora realizou o preparo prático das
oficinas e também suas sínteses teóricas. Os demais participantes realizaram
trabalhos semanalmente, a saber: aprimoramento do que foi produzido em aula ou
outra tarefa sugerida pelo grupo, ao final da aula. Cada um enviou a postagem
para a responsável pela edição no momento em que achou oportuno. A entrega das tarefas
variou de 1 a 10 dias após a aula. Desta forma e periodicidade, as funções de
editoração foram acumuladas às atividades de natureza estritamente docente tais
como pesquisar os temas, organizá-los, adequá-los à faixa etária do grupo e
ministrá-los, usando recursos disponíveis. Além do presente registro a professora redigiu textos com fins didáticos: Ensinar a escrever poemas É uma
Tarefa Possível? Disponível em: http://aquecendoaescrita.blogspot.com/2012/07/ensinar-escrever-poemas-e-uma-tarefa.html .
ADENDO
7/11/2013. Cores, Sons e poesia.
Exercício de Imaginação Dirigida. (MEROLA, 2013).
Objetivo: aquecer a escrita tendo por foco
centros de energia, cores e sons.
Inspirar e expirar longamente três vezes.
Relaxar a região da base da coluna e imaginar a cor vermelha. Entoar a vogal
“âh” com o propósito de despertar a criatividade.
Relaxar a região três dedos abaixo do umbigo e
imagine a cor laranja. Entoe a vogal “u”. Manter o propósito de despertar a
criatividade no trabalho aqui-e-agora.
Relaxar a região do estômago e imaginar a cor amarela
dourada. Imaginar o som “s” que ressoa entre os órgãos centrais do corpo,
causando o bem-estar necessário para que a criatividade assuma o comando.
Relaxar a região dos pulmões. Imaginar a cor
verde e o som “a”, enquanto enche os pulmões com ar e com o propósito de
recordar tudo com sabedoria.
Relaxar a região do coração. Imaginar a cor
rosa e a vogal “o” bem no centro do coração. Com o propósito de ter inspirações
sábias e criativas.
Relaxar a região da garganta. Imaginar a vogal
“E” e a cor azul celeste. Fazer o propósito de ouvir tudo com sabedoria.
Relaxar a região entre os olhos e sobrancelhas.
Imaginar a cor índigo e o som das vogais “ei” com o propósito de ver tudo com
sabedoria.
Relaxar a região do alto da cabeça (coroa). Imaginar
a cor violeta como uma chama de fogo sagrado, e o som da vogal “i”, prolongado
com o propósito de tornar a sua criação sublime e espiritual.
Tarefa: escrever sobre a vivência.
Referências
BOIA, Lucian. Pour une histoire de
l´imaginaire. Verité des Mytes. 1998. Paris: Les Belles Lettres. Cap. I:
Structures e Méthodes (P. 11-56).
MEROLA, Edna Domenica. Desbloqueio da
Expressão e Técnicas de Redação. Revista da FEBRAP. Anais do IV Congresso
Brasileiro de Psicodrama. Ano 7, número 4, volume 4. PP 20-31. Campinas: DCI
Indústria Gráfica. 1984.
_____________ Aquecendo a Produção na Sala de
Aula. São Paulo: Nativa. 2001. PP 200-201.
_____________ De que são feitas as Histórias?
Florianópolis: Postmix. 2014. P 63-68.
______________Ensinar a escrever poemas é uma
tarefa possível? Disponível em
http://aquecendoaescrita.blogspot.com/2012/07/ensinar-escrever-poemas-e-uma-tarefa.html
MORENO, Jacob Levy. Psicodrama. Trad. Bras.
2ª.Ed. São Paulo: Cultrix. 1975.
Nenhum comentário:
Postar um comentário