quarta-feira, 11 de maio de 2016

Cartas: espaços de diálogo e protagonismo. Edna Domenica Merola.


O presente texto relata interferências didáticas ‒  elaboradas pela professora Edna Domenica Merola ‒ e aplicadas à produção de texto epistolar nas Oficinas de Criação Literária para a Terceira Idade. Para focar no aproveitamento das memórias pessoais para a criação de personagem prototípico, a docente criou estratégias como o Desenho do Relógio de Memórias e o Desenho do Átomo Social do protagonista. Conforme Buzan nos ensina: o desenho pode concretizar abstrações e ativar a memória, sendo "um mapa" útil para o trabalho acadêmico.

DESENHO DO RELÓGIO DE MEMÓRIAS

Na oficina de 16/3/2017, a professora Edna Domenica Merola solicitou que os participantes situassem, temporalmente, os seguintes fatos ocorridos em suas vidas: nascimento, entrada na escola; primeiro emprego; primeiro voto para presidente do Brasil; nascimento do primeiro filho; mudanças importantes como a chegada a Florianópolis ou o divórcio; a perda de entes queridos, a percepção do próprio amadurecimento e das mudanças tecnológicas. Os alunos receberam por tarefa alocar aqueles itens num relógio no qual 01 hora representava o nascimento e 12 horas a data da aula. Consequentemente, os demais itens deveriam ser escalonados em ordem crescente, conforme vividos, de fato. Em seguida, tiveram por tarefa escrever uma carta de apresentação dirigida à professora com a narração de seu Relógio de Memórias. Em sequência, a professora elaborou síntese dos dados constantes do Relógio de Memórias e das cartas de apresentação. Resultaram três personagens prototípicos que foram os emissores ou destinatários das cartas redigidas durante o primeiro semestre letivo de 2017.

O que é o Átomo Social?
O Átomo Social retrata o conjunto de papéis que uma pessoa desempenha num dado momento de sua existência, incluindo os complementares desses papéis. O conceito de átomo social é de Jacob Lévi Moreno: o criador do Psicodrama.
"O termo Psicodrama origina-se do grego, sendo drama correspondente a ‘ação’, e psique (psykh) significa: alma, pessoa, mente." (MORENO, 1978). A personalidade é um construto aberto e é pelo desempenho de papéis que se constrói o “Eu” e se revela a plasticidade da existência humana.
Moreno classifica os papéis em: psicossomáticos, psicodramáticos e sociais.
Os papéis psicossomáticos estão ligados ao desenvolvimento do psiquismo humano. São exemplos de papéis sociais: mãe, professora, amiga, esposa.
O papel psicodramático está ligado ao faz de conta. Seres tais como um Amigo Imaginário, Papai Noel e Menino Jesus são exemplos de complementares de papéis psicodramáticos.

Na oficina de 30/3/2017, a professora Edna ofereceu atividades personalizadas para cada participante. Coube à aluna  W. escrever uma carta na qual a emissora é Lucíola que conta como foi sua escola primária de 1946 a 1949. A carta é datada de 30/3/1950 e endereçada a uma amiga. Segue desenho do Átomo Social que inclui papéis sociais desempenhados pela protagonista e seus complementares:


REFERÊNCIAS

BUZAN, Tony. Mapas Mentais e sua Elaboração. São Paulo: Cultrix, 2005.

LODGE, David. A Arte da Ficção. Trad. Bras. Porto Alegre: L& PM Pocket, 2011.

MEROLA, Edna Domenica. Pedagogia do Psicodrama: a ação do grupo no desenvolvimento de papéis da pessoa idosa. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Orientadora: Maria Celina da Silva Crema. UFSC, CCS, N.E.T.I., 2015, 46 f.
____________ De que são feitas as Histórias. Florianópolis: Postmix, 2014.

MORENO, J. L. Psicodrama. 2 ed, São Paulo: Cultrix. 1978.

___________ Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Trad. bras. São Paulo: Mestre Jou, 1974.

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