O recorte realizado por este registro abrange os seguintes
itens: objetivos, atividades, temas desenvolvidos, avaliação processual, fontes
usadas no planejamento das oficinas e um adendo que abrange as produções textuais
apresentadas no sarau de encerramento do semestre.
Objetivos das Oficinas (inclui “fala dos alunos”)
1- Interação do grupo, mediante apresentações, onde os trabalhos
criativos são valorizados. "O trabalho de todo o grupo é que merece
destaque. Uma constelação tem muito mais brilho que uma estrela
solitária."
2- Valorizar a cultura do idoso e a "sua capacidade intelectual,
produtiva", e sua "criatividade". “Demonstrar o quanto
aprendemos e evoluímos com o passar do tempo. Evidenciar a capacidade da
sociedade conviver e aprender com o outro, especialmente com os idosos”.
3- Construir outra forma de cidadania mais ativa e mais
participativa. Romper com a visão preconceituosa que recai sobre a
população idosa e contribuir para deixar claro seu papel na sociedade.
4- Participar "desenvolvendo habilidades, projetos, sonhos ou
lazeres que haviam sido postergados".
Atividades
Os alunos realizaram dois saraus e leitura de poemas em dois
encontros em locais públicos do tipo "café cultural", além das
atividades em sala de aula. Os professores ministraram mini curso durante a XIII
SEPEX, além do preparo dos saraus e das aulas.
Temas desenvolvidos
21/8 - Apresentação por meio das escolhas musicais. Jogo do 'Nascimento
Auditivo'.
28/8 - Samba em Florianópolis. Performance: colagem com as letras
das canções mencionadas nos inventários de interesses.
04/9 - Refrões Samba - paródia, réplica, citação. Música e cores (Vídeo
com músicos que deram depoimentos sobre as relações entre as cores e os sons).
A análise das canções e o emprego das metáforas.
11/9 - Cores - metáforas recorrentes em canções.
18/9 - Primavera - na mitologia e nas letras de canções. Jogo de
imaginação dirigida.
25/9 – Lupicínio Rodrigues
02/10 – Bossa Nova
09/10 – Festivais da Canção
16/10 – Preparo do Sarau da SEPEX.
22/10 – Mini Curso na SEPEX
30/10 – Sarau na SEPEX
06/11 – Jogo de Imaginação Dirigida: Aqui e Agora & Memórias de
versos interpretados por Elis Regina.
13/11 – Elis Regina
20/11 – Psicodrama Temático (axiodrama): Soberba, Humildade e
Naturalidade. 1- personificação de um conceito abstrato; 2- inversão de
papeis; 3- solilóquio (pensar alto sobre a cena); 4- consciência.
27/11 – Avaliação das habilidades desenvolvidas. Preparo de Sarau.
04/12 – Sarau na Casa Divina Providência.
A avaliação processual das habilidades
desenvolvidas foi feita pelo próprio participante e sofreu o viés de um recorte
temporal, a saber: a duração do curso (3 meses. 2 horas semanais.).
Habilidades pontuadas de 0 a 10 pelo participante ‘A’:
Habilidades
|
Antes do curso
|
Após o curso
|
Memória Musical
|
2
|
4
|
Memória Auditiva
|
3
|
7
|
Memória Pessoal
|
5
|
7
|
Memória 'Social'
|
5
|
7
|
Dirigir a imaginação (foco na criação)
|
5
|
10
|
Verbalização
|
5
|
8
|
Criação Escrita
|
5
|
10
|
Gosto pela leitura sobre música
popular
|
2
|
8
|
Canto
|
5
|
5
|
Dramatização
|
5
|
7
|
Interação Grupal
|
3
|
8
|
Gosto por ouvir música
|
9
|
10
|
Média das pontuações dadas pelos participantes para as habilidades
relacionadas à memória e à música:
Habilidades
|
Antes do curso
|
Após o curso
|
Variações
|
Memória Musical
|
3,67
|
6,50
|
2,83
|
Memória Auditiva
|
4,33
|
6,83
|
2,50
|
Memória Pessoal
|
6,17
|
7,50
|
1,33
|
Memória Social
|
6,67
|
7,83
|
1,16
|
Canto
|
4,83
|
6,00
|
1,17
|
Fontes:
BUZAN, Tony. Mapas Mentais e sua
Elaboração. São Paulo: Cultrix, 2005.
LODGE, David. A Arte da Ficção.
Trad. Bras. Porto Alegre: L& PM Pocket, 2011.
MEROLA, Edna Domenica. De que são
feitas as Histórias. Florianópolis: Postmix, 2014.
MORENO, J.L. Psicodrama. 2 ed, São Paulo:
Cultrix, 1978.
___________ Psicoterapia de Grupo e
Psicodrama. Trad. bras. São Paulo: Mestre Jou, 1974.
SCHIER, J. ; ALVAREZ, Ângela Maria; VAHL,
E.; GONÇALVES, L. H. T. – 30 Anos NETI: o percurso de um modelo de educação
permanente em Gerontologia. Extensio (Florianópolis), v. 10, p. 02-02, 2013.
SENE COSTA, E. Gerontodrama: a velhice em
cena. (Estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira
idade.). São Paulo: Ágora. 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário