quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Oficinas do Segundo Semestre de 2017. Edna Domenica Merola.


Rol de datas dos das aulas dadas:

Agosto: 03, 10, 17, 24, 31


Atividade acadêmica especial
17/8/2017Sessão de autógrafos do livro Memórias Compartilhadas, na ALESC. Foi realizada uma breve sessão de dança espontânea dirigida pela psicodramatista Edna Domenica Merola, com a participação do público presente. Show musical do compositor Prof Marcos Baltar; canto W. Costa e Valda Valdemar de Andrade; violão com A. Silva. 


.


Comentários feitos sobre as tarefas levadas ao Laboratório de Informática
1- Colocar título e nome da autora. 2- Harmonizar os diferentes parágrafos e construir o sentido de continuidade da narrativa. 


24/8/2017

1. Agrupamentos: dupla ou trio;
2. Escolha de um arcano maior do Tarô;
3. Átomo Social da figura/personagem escolhida;
4. Escrita de um conto. 14/9/2017

31/8/2017

1.Atividade no Espaço da Árvore com leitura POÉTICA (EDNA, após oração pronunciada por várias pessoas presentes.

2. No espaço do auditório foi realizada outra atividade acadêmica. Porque alunos não tinham participado da atividade no Espaço da árvore, o texto OFERENDA foi relido.

3- Audição de duas músicas e convite para a escrita.



Leituras recomendadas para Revisão dos conteúdos referentes a Narração

1- Estrutura Narrativa
http://netiativo.blogspot.com.br/2014/06/diario-de-classe-do-primeiro-semestre.html

2- Carta do relógio de memórias de Lucíola.
(O questionário completo tem 14 itens. As sínteses foram feitas por recorte didático). Foram sintetizadas as respostas às questões 1, 2, 10, 11, 12.
Frente às sínteses respectivas, a professora iniciou o trabalho com núcleo de personagens. Somente após o término do trabalho prático com o núcleo de personagens é que haverá a reescrita das definições dadas pelos alunos.
Por enquanto, a possibilidade de incluir soneto no planejamento para as oficinas está descartada. 

Questão 1 - Por que escolheu o NETI?
Respostas à questão 1
1 A – [...] desejei fazer um curso superior, [...] Teria que enfrentar um vestibular e conversando com amigos me indicaram o NETI. [...] tinha 79 anos e os cursos visavam justamente ajudar pessoas da minha faixa etária. E eu precisava de ajuda.
1 L. Depois que me aposentei (lá se vão uns 20 anos) precisava de algo interessante para me ocupar.
1 Fr-[...] por ser um curso voltado para a melhor idade. Além do aprendizado em si, busco o convívio social.
1 V.- [...] por recomendação médica.
1W. Alguns amigos que fizeram o curso da UDESC, em 2015, me incentivaram.
1E- Porque minhas irmãs já haviam frequentado o NETI.
1 L –para ampliar conhecimento e socializar com pessoas da mesma faixa etária.
1HC- [...] por serem cursos mais rápidos e mais em conta.

Questão 2 - Por que escolheu Oficinas de Criação Literária?
Respostas à questão 2
2 A- [...] porque gosto de escrever [...]
2 C - Gosto de ler e escrever e quero aprimorar meus conhecimentos, [...].
2 J- [...] por gostar muito de ler [...].
2 L. [...] porque preciso exercitar cérebro e a criatividade.
2 R- [...] porque eu gosto de escrever poesia e contos para crianças e ler contos, lendas e tradição oral.
2 M.R. Porque adoro ler [...]
2. V.- [...] por gostar muito da leitura e da escrita.
2W. [...] adquirir confiança e continuar escrevendo.
2 Fr - Porque quero aprender a escrever [...].
2 L – Para aprender a organizar e colocar no papel as ideias produzidas no imaginário, com o propósito de ampliar a capacidade cognitiva inerente à idade cronológica.
2 HC- [...] sou muito ligado em Literatura.

Questão 10 - Já escreveu um soneto?
Respostas à questão 10
10 C, 10 R e 10 V- Ainda não [...].10 J e 10 L- Nunca [...].
10 W. Há muito tempo escrevi uns poemas, mas não sei se se enquadram como soneto.
10 HC- Sim.

Questão 11 - O que é um núcleo de personagens de uma narrativa?
Respostas à questão 11
11 C – [...] conjunto de [personagens] que interagem diretamente umas com as outras.
11 J- Os personagens envolvidos no fato narrado [...].
11 L. [...] há um ou mais personagens [...] ao redor dos quais o enredo se desenrola[...].
11 R- Os personagens de um núcleo fazem parte de uma mesma cena [...].
11 M.R. [...] um grupo de personagens que fazem parte de uma determinada cena.
11.V. [...] personagens envolvidos no tema central de uma narrativa.

Questão 12 - Gostaria de aperfeiçoar sua habilidade de apresentar um núcleo de personagens?
Respostas à questão 12

Os alunos que responderam ao questionário foram unânimes quanto a querer aprender a elaborar a apresentação de um núcleo de personagens.




Links interessantes para o semestre (textos da Professora Edna Domenica Merola).


ADENDO - Revisar e avaliar, reescrever, digitar, comentar.

 MEROLA, E. D.- Produção textual na escola. Novembro de 2016. Disponível em
_____________ Produção Textual na Escola. Novembro de 2016. Disponível em
_____________Reescrita: o uso da norma culta. Maio de 2013. Disponível em
 _____________ Comentar e apreciar literatura. Setembro de 2013. Disponível em
_____________  Recursos Digitais na Escrita: processo e produto. 05 de maio de 2014. Disponível em



Nenhum comentário:

Postar um comentário