quinta-feira, 12 de junho de 2014

Palestra do Prof Alberto Gonçalves sobre a obra Leite Derramado. Relatório feito por Edna Domenica Merola.

A palestra sobre o livro Leite Derramado (Chico Buarque de Holanda) proferida em 12/6/2014, no auditório do N.E.T.I. levou os presentes a indagações em torno de temas polêmicos sobre a recepção literária:
‒ As interpretações em torno da expressão 'leite derramado';
‒ As linhas divisórias (ou não) entre escritor e narrador; entre narrador personagem e personalidade 'pública'
Após a palestra, pesquisei definições dos termos para expor aos leitores:
es•cri•tor |ô| substantivo masculin. 1. Autor de obras literárias ou científicas (com relação ao estilo, à forma que emprega).
escritor público
• Literato de profissão.
"escritor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/escritor [consultado em 14-06-2014].
nar•ra•dor |ô| nar•ra•dor |ô| (latimnarrator, -oris) adjectivo
1. Que narra.
substantivo masculino
2. Aquele que narra.
3. [Literatura] Entidade ficcional que produz o discurso de uma narrativa (ex.: narrador autodiegético, narrador heterodiegético, narrador homodiegético).
"narrador", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/narrador [consultado em 14-06-2014].
per•so•na•gem (francês personnage) substantivo feminino ou masculino
1. Pessoa fictícia de uma obra literária ou teatral.
2. Papel desempenhado por um ator.
3. Pessoa considerada .em sua aparência, .em seu comportamento.
4. [Belas-artes] [Belas-Artes] Representação de um ser humano numa obra de arte.
personagem influente 
• Pessoa importante ou célebre.
"personagem", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/personagem [consultado em 14-06-2014].
‒ Relação do título da obra e sua forma em 'leite derramado';
Ao final da aula a tarefa sugerida por pessoas do grupo e combinada entre todos foi escrever sobre o tema 'leite derramado'. (Criando um título diferente da expressão 'leite derramado'). Qual a diferença entre tema e título? Leiamos suas definições:
tí•tu•lo 
(latim titulus, -i, inscrição, título de um livro, título honorífico, honra)
substantivo masculino
1. Inscrição posta na primeira página de um livro ou no alto de um jornal e que lhes serve de nome ou designação.
2. Inscrição na lombada de um livro encadernado.
3. Designação que no começo de um capítulo ou de uma seção indica o assunto ou matéria que ali se trata.
"título", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/t%C3%ADtulo [consultado em 15-06-2014].
te•ma |ê|
(latim thema, -atis, tema, assunto, tese)
substantivo masculino
1. Assunto, matéria.
"tema", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/tema  [consultado em 15-06-2014].

Estrutura narrativa de Leite Derramado e a repetição;
A estruturação narrativa é a da rapsódia: justaposição de escassa unidade formal de temas conhecidos que se caracteriza por ter apenas um movimento, mas podendo integrar fortes variações de tema, intensidade, tonalidade, sem necessidade de seguir uma estrutura pré-definida.
E- Projeções da vida pessoal do narrador X retrato social;
E qualquer coisa que eu recorde agora, vai doer, a memória é uma vasta ferida.[Leite Derramado, cap. 2]
A memória é deveras um pandemônio, mas está tudo lá dentro, depois de fuçar um pouco o dono é capaz de encontrar todas as coisas. Não pode é alguém de fora se intrometer, como a empregada que remove a papelada para espanar o escritório. Ou como a filha que pretende dispor minha memória na ordem dela, cronológica, alfabética, ou por assunto. [Leite Derramado, cap. 8]

‒ Música Francisco e Livro Leite Derramado (ambos de Chico Buarque)
Letra da Música
Já gozei de boa vida
Tinha até meu bangalô
Cobertor, comida
Roupa lavada
Vida veio e me levou
Fui eu mesmo alforriado
Pela mão do Imperador
Tive terra, arado
Cavalo e brida
Vida veio e me levou
Hoje é dia de visita
Vem aí meu grande amor
Ela vem toda de brinco, vem
Todo domingo
Tem cheiro de flor
Quem me vê, vê nem bagaço
Do que viu quem me enfrentou
Campeão do mundo
Em queda de braço
Vida veio e me levou
Li jornal, bula e prefácio
Que aprendi sem professor
Frequentei palácio
Sem fazer feio
Vida veio e me levou
Hoje é dia de visita
Vem aí meu grande amor
Ela vem toda de brinco, vem
Todo domingo
Tem cheiro de flor
Eu gerei dezoito filhas
Me tornei navegador
Vice-rei das ilhas
Da Caraíba
Vida veio e me levou
Fechei negócio da China
Desbravei o interior
Possuí mina
De prata, jazida
Vida veio e me levou
Hoje é dia de visita
Vem aí meu grande amor
Hoje não deram almoço, né
Acho que o moço até
Nem me lavou
Acho que fui deputado
Acho que tudo acabou
Quase que
Já não me lembro de nada
Vida veio e me levou

Comentário sobre três versos da letra da música Velho Francisco:
Me tornei navegador
Vice-rei das ilhas
Da Caraíba

Caraíbas estava em evidência em notícias sobre 'Paraísos Fiscais' à época da publicação do livro Leite Derramado, em 2009.
Em 20/5/2010, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) retirou três paraísos fiscais das Caraíbas da lista "de territórios não cooperativos".
As ilhas Dominica, Grenade e Santa Lúcia assinaram pelo menos 12 acordos bilaterais de troca de informação fiscal cada uma, ou seja, o limiar necessário para serem retiradas da lista negra dos paraísos fiscais da OCDE. De acordo com o comunicado, "eleva-se para 28 o número de órgãos jurisdicionais" que foram branqueados "desde Abril de 2009", quando as listas de paraísos fiscais foram publicadas pela OCDE na sequência da cimeira do G20 de Londres, onde foi discutida a regulação e a luta contra a fraude fiscal, uma das prioridades face à crise.

REFERÊNCIAS

Escolha do Tema
Excelente
Muito bom
Bom
Regular
X
Justificativa
Interessante, apesar de focar num único autor e obra específica. Soube acrescentar elementos que destacassem o tema.
Envolvimento das pessoas presentes com o tema da palestra
Excelente
Muito bom
Bom
Regular
X
Justificativa
Grupo participativo, interessado. Professor apresentador muito bom, didático, calmo, demonstrando grande conhecimento sobre o assunto, bem como admiração pelo autor em pauta.
Relação do tema com as aulas de escrita literária
Excelente
Muito bom
Bom
Regular
X
Justificativa: De acordo, pois a escrita literária tem a ver com estilos e autores. Ampliou o universo cultural e autoral do grupo.
Avaliador 2
Escolha do Tema
Excelente
Muito bom
Bom
Regular
X

Justificativa
Chico é um dos baluartes de nossa música. Inteligente, poeta, ‘político’ em diversas artes. Sempre fui seu fã.
Envolvimento das pessoas presentes com o tema da palestra

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
X

Justificativa 90% participou.

Relação do tema com as aulas de escrita literária

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
X

Justificativa
Apropriado. Excelente escolha.

Avaliadora 3
Escolha do Tema
Excelente
Muito bom
Bom
Regular
X
Tive a felicidade de fazer parte do encontro com o Jovem Professor Alberto, que, conduziu maravilhosamente a Palestra sobre Chico Buarque de Holanda. Sua voz me trouxe ao vivo e a cores os melhores momentos que vivi na minha mocidade e que hoje, graças à Oficina de Escrita Literária - N.E.T.I., valorizo e aprendo muito. Gosto de participar e de ocupar o pouco do tempo que tenho disponível, participando e crescendo culturalmente.
Além de admirar este grande autor de muitas músicas populares brasileiras. Curto também, seu jeito de escrever e narrar seus livros. Só tenho a agradecer.
Envolvimento das pessoas presentes com o tema da palestra
Excelente
Muito bom
Bom
Regular
X
Justificativa
Senti que toda a turma participou intensamente dialogando com o Professor. Foi um assunto muito bem elaborado e que agradou muito a todos que ali estavam presentes.
Relação do tema com as aulas de escrita literária
Excelente
Muito bom
Bom
Regular
X
Justificativa
Muito importante. Estamos trabalhando sobre este assunto: 'Narrador' 'Autor' 'Escritor'.

Avaliadora 4
Escolha do Tema
Excelente
Muito bom
Bom
Regular
x
Justificativa
Autor próximo ,e sem dúvida um grande nome da nossa literatura.
Envolvimento das pessoas presentes com o tema da palestra
Excelente
Muito bom
Bom
Regular
x
Justificativa
As pessoas se sentiram encorajadas e as intervenções foram pertinentes com as aulas de escrita literária.
Excelente
Muito bom
Bom
Regular
x
Justificativa
Tudo a ver com quem gosta de escrever e quer aprender sobre construção da escrita narrativa em primeira pessoa com o requinte da inteligência e estilo.
Avaliadora 5: "foi bem interessante e o [Professor] Alberto foi muito bem em conduzir o seminário." [Professora Edna, responsável pela Oficina de Criação Literária, tu] "estas de parabéns em tê-lo chamado a nos dar mais esse aprendizado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário