Um
item importante para aprimorar a escrita da narrativa é a experimentação
pormenorizada e consciente da criação de personagens. Ilustrarei com uma
intervenção pedagógica que abarca aspectos de realidade e ficção,
concomitantemente.
A
Criação de personagem por fichas de RPG (role-playing game) pode ser útil para
estimular a criação de histórias. Os vigilantes da moral podem ficar sossegados
que não se trata de jogo de azar! O RPG usado na oficina de criação literária é
do âmbito do teatro... Jogar papéis quer dizer brincar ou fazer de conta que é
um personagem. Trata-se de uma intervenção pedagógica que abarca aspectos de
realidade e ficção, concomitantemente. O RPG é, portanto, um jogo de
interpretação de personagem aonde existe um desenvolvimento tanto do personagem
como da história.
Para
quê um Jogo de Imaginação & RPG (Role Playing Game) na Criação de
Personagem de Ficção, numa oficina de maiores de 60 anos?
Há
várias justificativas que perpassam pelo diálogo intergeracional, pela eficácia
didática do uso do jogo para alunos de qualquer idade, pela adequação legal ao
Estatuto do Idoso (no que diz respeito à atualização às novas tecnologias). No
entanto, fico com duas explicações. A primeira é relativa à necessidade de
associar pesquisa ou leitura de realidade com a ficção para inventar
personagens. A segunda diz respeito ao fato de que alunos daquelas oficinas de
criação literária olham para a possibilidade de escrever um conto como algo
remoto, mas se arriscam em pequenos textos. Estes, se destituídos da
inventividade na criação dos personagens (inclusive do narrador) redundam numa
narrativa pobre. Portanto, um importante item que conduz à eficácia da
narrativa é a invenção dos personagens.
Nas
fichas que criei para oficinas de escrita criativa (MEROLA, 2014), a ficção foi
incorporada ao jogo didático desde a proposta de criar um super-herói. No
entanto, o problema que o super-herói deverá solucionar foi extraído da leitura
da realidade. Além de itens inspirados nos tópicos recorrentes em fichas de
jogos de representação de papéis (RPG) foram acrescentados quesitos para traçar
o perfil do personagem antes de sua evolução para o âmbito de super-herói.
Alunos
de oficinas de criação literária olham para a possibilidade de escrever um
conto como algo remoto, mas se arriscam em pequenos textos. No entanto, um
importante item que conduz à eficácia narrativa é a invenção dos personagens. Segue
um jogo para você que gosta de
escrever e quer aprimorar sua escrita:
"Imagine
que você é um herói cheio de poderes. Imagine que você deve um favor a um anjo
bom que quer que você pague sua dívida ao planeta Terra, ao invés de pagar
diretamente a ele."
Questão
para análise: "O que o anjo lhe pediu em relação a desenvolver hábitos pessoais
relativos ao convívio entre amigos, vizinhos e familiares?"
Após
responder à questão, monte as fichas do super-herói que tentará solucionar o
problema apresentado. Inicie pelas características que o personagem apresentava
antes de desenvolver as capacidades que, como super-herói, deverá deter. A
seguir faça a caracterização do super-herói. Seguem sugestões para as duas
fichas:
1-Fase
anterior a tornar-se super-herói
Local e
data de nascimento.
Histórico
familiar e afetivo.
Como se
comunica?
Como se
relaciona?
Quais são
seus valores?
O que
ama? O que o motiva?
Quais são
seus ideais?
O que
conquistou para si?
O que fez
para a comunidade?
Desempenha
uma profissão? Qual?
2-Fase
de super-herói
2.1- Atributos
Saúde.
Capacidade
de percepção e
acuidade dos sentidos da audição, da visão, do olfato e outras.
Capacidade
de interagir com pessoas.
Capacidade
de suportar pressões psicológicas.
Força.
Agilidade.
Inteligência.
Capacidade
de superação de condições ambientais adversas.
Capacidade
de domínio dos elementos: água, terra, fogo e ar.
Ética.
2.2- Habilidades
Habilidade
de negociar, de dialogar, de convencer.
Habilidade
de abster-se (jejuar, meditar, etc.).
Destrezas:
escalar, nadar, domesticar animais,...
2.3- Talentos
2.3- Talentos
Habilidade de locomoção e interação no ambiente.
Resistência às temperaturas baixas ou altas.
Bens materiais acumulados.
Quantidade e qualidade de aliados.
Bens espirituais acumulados.
Grande eficiência em algum tipo de perícia.
2.4- Posse e manuseio de equipamentos
Mapas, Anotações, armas, escudos, objetos raros ou mágicos; lanterna, tocha; água, comida, cordas, etc.
Em seguida, escreva uma história que começa pelo encontro entre dois personagens de ficção: um super-herói e um anjo. Invente um diálogo no qual os personagens debatem o problema a ser solucionado, propondo formas de usar os potenciais para desencadear ações que levem a alcançar as metas estabelecidas.
Referência.
MEROLA, Edna Domenica. De que são feitas as Histórias? Florianópolis: Postmix. P. 97-99.
Resistência às temperaturas baixas ou altas.
Bens materiais acumulados.
Quantidade e qualidade de aliados.
Bens espirituais acumulados.
Grande eficiência em algum tipo de perícia.
2.4- Posse e manuseio de equipamentos
Mapas, Anotações, armas, escudos, objetos raros ou mágicos; lanterna, tocha; água, comida, cordas, etc.
Em seguida, escreva uma história que começa pelo encontro entre dois personagens de ficção: um super-herói e um anjo. Invente um diálogo no qual os personagens debatem o problema a ser solucionado, propondo formas de usar os potenciais para desencadear ações que levem a alcançar as metas estabelecidas.
Referência.
MEROLA, Edna Domenica. De que são feitas as Histórias? Florianópolis: Postmix. P. 97-99.
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