sábado, 7 de junho de 2014

Jogo de Imaginação & RPG (Role Playing Game) na Criação de Personagem de Ficção em Oficina para maiores de 50. Edna Domenica Merola.

Um item importante para aprimorar a escrita da narrativa é a experimentação pormenorizada e consciente da criação de personagens. Ilustrarei com uma intervenção pedagógica que abarca aspectos de realidade e ficção, concomitantemente.
A Criação de personagem por fichas de RPG (role-playing game) pode ser útil para estimular a criação de histórias. Os vigilantes da moral podem ficar sossegados que não se trata de jogo de azar! O RPG usado na oficina de criação literária é do âmbito do teatro... Jogar papéis quer dizer brincar ou fazer de conta que é um personagem. Trata-se de uma intervenção pedagógica que abarca aspectos de realidade e ficção, concomitantemente. O RPG é, portanto, um jogo de interpretação de personagem aonde existe um desenvolvimento tanto do personagem como da história.
Para quê um Jogo de Imaginação & RPG (Role Playing Game) na Criação de Personagem de Ficção, numa oficina de maiores de 60 anos?
Há várias justificativas que perpassam pelo diálogo intergeracional, pela eficácia didática do uso do jogo para alunos de qualquer idade, pela adequação legal ao Estatuto do Idoso (no que diz respeito à atualização às novas tecnologias). No entanto, fico com duas explicações. A primeira é relativa à necessidade de associar pesquisa ou leitura de realidade com a ficção para inventar personagens. A segunda diz respeito ao fato de que alunos daquelas oficinas de criação literária olham para a possibilidade de escrever um conto como algo remoto, mas se arriscam em pequenos textos. Estes, se destituídos da inventividade na criação dos personagens (inclusive do narrador) redundam numa narrativa pobre. Portanto, um importante item que conduz à eficácia da narrativa é a invenção dos personagens.
Nas fichas que criei para oficinas de escrita criativa (MEROLA, 2014), a ficção foi incorporada ao jogo didático desde a proposta de criar um super-herói. No entanto, o problema que o super-herói deverá solucionar foi extraído da leitura da realidade. Além de itens inspirados nos tópicos recorrentes em fichas de jogos de representação de papéis (RPG) foram acrescentados quesitos para traçar o perfil do personagem antes de sua evolução para o âmbito de super-herói.

Alunos de oficinas de criação literária olham para a possibilidade de escrever um conto como algo remoto, mas se arriscam em pequenos textos. No entanto, um importante item que conduz à eficácia narrativa é a invenção dos personagens. Segue um jogo para você que gosta de escrever e quer aprimorar sua escrita:
"Imagine que você é um herói cheio de poderes. Imagine que você deve um favor a um anjo bom que quer que você pague sua dívida ao planeta Terra, ao invés de pagar diretamente a ele."
Questão para análise: "O que o anjo lhe pediu em relação a desenvolver hábitos pessoais relativos ao convívio entre amigos, vizinhos e familiares?"
Após responder à questão, monte as fichas do super-herói que tentará solucionar o problema apresentado. Inicie pelas características que o personagem apresentava antes de desenvolver as capacidades que, como super-herói, deverá deter. A seguir faça a caracterização do super-herói. Seguem sugestões para as duas fichas:
1-Fase anterior a tornar-se super-herói 
Local e data de nascimento.
Histórico familiar e afetivo.
Como se comunica?
Como se relaciona?
Quais são seus valores?
O que ama? O que o motiva?
Quais são seus ideais?
O que conquistou para si?
O que fez para a comunidade?
Desempenha uma profissão? Qual? 
2-Fase de super-herói
2.1- Atributos
Saúde.
Capacidade de percepção e acuidade dos sentidos da audição, da visão, do olfato e outras.
Capacidade de interagir com pessoas.
Capacidade de suportar pressões psicológicas.
Força.
Agilidade.
Inteligência.
Capacidade de superação de condições ambientais adversas.
Capacidade de domínio dos elementos: água, terra, fogo e ar.
Ética. 
2.2- Habilidades
Habilidade de negociar, de dialogar, de convencer.
Habilidade de abster-se (jejuar, meditar, etc.).
Destrezas: escalar, nadar, domesticar animais,...

2.3- Talentos
Habilidade de locomoção e interação no ambiente.
Resistência às temperaturas baixas ou altas.
Bens materiais acumulados.
Quantidade e qualidade de aliados.
Bens espirituais acumulados.
Grande eficiência em algum tipo de perícia.

2.4- Posse e manuseio de equipamentos
Mapas, Anotações, armas, escudos, objetos raros ou mágicos; lanterna, tocha; água, comida, cordas, etc.

Em seguida, escreva uma história que começa pelo encontro entre dois personagens de ficção: um super-herói e um anjo. Invente um diálogo no qual os personagens debatem o problema a ser solucionado, propondo formas de usar os potenciais para desencadear ações que levem a alcançar as metas estabelecidas.

Referência.

MEROLA, Edna Domenica. De que são feitas as Histórias? Florianópolis: Postmix. P. 97-99.




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