O presente texto tem por
intenção relatar duas aulas do curso Oficinas
de Audição de Música Popular e Criação Poética, 2014.2, ministradas pelos
professores Alberto Gonçalves e Edna Domenica Merola, no N.E.T.I.
A aula de 21/8/2014 teve por objetivo a apresentação
dos alunos por meio de suas escolhas musicais. O foco foi a primeira questão do
inventário aplicado anteriormente à primeira aula (enviado e respondido via
e-mail), a saber, as memórias musicais sobre a cidade natal. Em sequência, foi
aplicado o exercício de imaginação dirigida “Nascimento”. Feito isso, passou-se
à etapa de produção de textos. Houve a apresentação dos textos por seus autores
por leitura em voz alta.
A aula de 28/8/2014 teve por objetivo apresentar o que
é um curso formatado em oficinas. Isso foi elucidado pela apresentação de
trabalho acadêmico do professor Alberto Gonçalves e de performance por Edna
Domenica Merola de texto de sua autoria (MEROLA, 2014).
O ensino de poesia,
assim como da audição musical deverá recorrer a vivências e experimentações.
Dessa forma, poderá ser formatado em oficinas que conjuguem aquelas vivências
com a prática de audiência e de escrita.
Uma oficina tem por foco
a reflexão sobre a própria prática educativa do participante, o que pressupõe
que ele esteja desempenhando o papel em pauta e se disponha a realizar as
propostas apresentadas pelos ministrantes e compartilhar com colegas os seus
resultados.
A oficina literária é o
espaço onde são oferecidas atividades práticas de criação pela palavra escrita,
proporcionando novos conhecimentos e vivências. Os textos dos participantes de
oficinas literárias devem ser lidos pelo maior número de pessoas que os
recursos disponíveis permitirem. Nesse sentido, manter um blog pode ser uma
ação inicial valiosa.
O uso da Internet além
de facultar a divulgação das produções docentes e discentes, acrescenta
recursos para a pesquisa de acervo musical propiciando um treino interessante
da memória imediata e re-significação das histórias de vida.
O professor Alberto
Gonçalves apresentou material em vídeo de sua participação no projeto Através do Samba. Como
complementação envia aqui, links de trabalhos sobre Lupicínio Rodrigues, de
Márcia Ramos de Oliveira, professora da U.D.E.S. C (cujo campus é em
Florianópolis) e coordenadora do projeto Através do Samba: Dissertação:
Lupicínio Rodrigues: a cidade, a música, os amigos. Tese: Uma leitura histórica
da produção musical do compositor Lupicínio Rodrigues.
Ainda na aula de
28/8/2014, a professora Edna apresentou três produções e seu processo de
criação.
1ª. Criação de um poema
tendo por mote um verso de letra de música (refrão, título ou verso destacado
na memória popular). Ex.: o título do hino ao samba de Edson Gomes da Conceição
foi tomado por Epígrafe: “Não deixe o samba morrer” (MEROLA, 2014. PP 32).
2ª. Colagem
quebra-cabeça: citação de diversos trechos melódicos sob a forma de versos em
paródia. Apresenta o rol de autores das melodias utilizadas na ‘composição da
colagem parodiada’ para propor o exercício de reconhecimento do material
auditivo elencado, ou seja, dos segmentos melódicos de diversas músicas de
diversos compositores e gêneros. A leitura do poema dá pistas apenas para
identificar algumas dessas composições. As demais deverão ser identificadas
pelas citações melódicas implícitas nas palavras. (MEROLA, 2014. PP 33-34)
3ª. Apresentação
de performance de texto vide link no Blog: NETIATIVO
Ivan
nos brindou com sua produção sobre os temas dessa aula escrevendo sobre o mote:
"Apesar de você".Vide no link:
Referências
OLIVEIRA,
M. e outros. Projeto Através do Samba. Disponível em
OLIVEIRA, Márcia Ramos. Lupicínio Rodrigues: a cidade, a música, os amigos. Dissertação de Mestrado. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/95054
OLIVEIRA, Márcia Ramos. Lupicínio Rodrigues: a cidade, a música, os amigos. Dissertação de Mestrado. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/95054
_________________
Uma leitura histórica da produção musical do compositor Lupicínio Rodrigues. Tese
de Doutorado. Disponível em
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/96270
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/96270
MEROLA,
Edna Domenica. De que são feitas as Histórias. Postmix: Florianópolis. 2014.
Links relacionados
Sobre a participação do Prof Alberto Gonçalves nas Oficinas de Criação Literária do NETI, vide o link: http://netiativo.blogspot.com.br/2016/05/memoria-e-musica-aula-do-prof-alberto.html
Links relacionados
Sobre a participação do Prof Alberto Gonçalves nas Oficinas de Criação Literária do NETI, vide o link: http://netiativo.blogspot.com.br/2016/05/memoria-e-musica-aula-do-prof-alberto.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário