sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Música & Poesia. Edna Domenica Merola.

O presente texto tem por intenção relatar duas aulas do curso Oficinas de Audição de Música Popular e Criação Poética, 2014.2, ministradas pelos professores Alberto Gonçalves e Edna Domenica Merola, no N.E.T.I.
A aula de 21/8/2014 teve por objetivo a apresentação dos alunos por meio de suas escolhas musicais. O foco foi a primeira questão do inventário aplicado anteriormente à primeira aula (enviado e respondido via e-mail), a saber, as memórias musicais sobre a cidade natal. Em sequência, foi aplicado o exercício de imaginação dirigida “Nascimento”. Feito isso, passou-se à etapa de produção de textos. Houve a apresentação dos textos por seus autores por leitura em voz alta.
A aula de 28/8/2014 teve por objetivo apresentar o que é um curso formatado em oficinas. Isso foi elucidado pela apresentação de trabalho acadêmico do professor Alberto Gonçalves e de performance por Edna Domenica Merola de texto de sua autoria (MEROLA, 2014). 
O ensino de poesia, assim como da audição musical deverá recorrer a vivências e experimentações. Dessa forma, poderá ser formatado em oficinas que conjuguem aquelas vivências com a prática de audiência e de escrita.

Uma oficina tem por foco a reflexão sobre a própria prática educativa do participante, o que pressupõe que ele esteja desempenhando o papel em pauta e se disponha a realizar as propostas apresentadas pelos ministrantes e compartilhar com colegas os seus resultados.

A oficina literária é o espaço onde são oferecidas atividades práticas de criação pela palavra escrita, proporcionando novos conhecimentos e vivências. Os textos dos participantes de oficinas literárias devem ser lidos pelo maior número de pessoas que os recursos disponíveis permitirem. Nesse sentido, manter um blog pode ser uma ação inicial valiosa. 
O uso da Internet além de facultar a divulgação das produções docentes e discentes, acrescenta recursos para a pesquisa de acervo musical propiciando um treino interessante da memória imediata e re-significação das histórias de vida.

O professor Alberto Gonçalves apresentou material em vídeo de sua participação no projeto Através do Samba. Como complementação envia aqui, links de trabalhos sobre Lupicínio Rodrigues, de Márcia Ramos de Oliveira, professora da U.D.E.S. C  (cujo campus é em Florianópolis) e coordenadora do projeto Através do Samba: Dissertação: Lupicínio Rodrigues: a cidade, a música, os amigos. Tese: Uma leitura histórica da produção musical do compositor Lupicínio Rodrigues.

Ainda na aula de 28/8/2014, a professora Edna apresentou três produções e seu processo de criação.

1ª. Criação de um poema tendo por mote um verso de letra de música (refrão, título ou verso destacado na memória popular). Ex.: o título do hino ao samba de Edson Gomes da Conceição foi tomado por Epígrafe: “Não deixe o samba morrer” (MEROLA, 2014. PP 32).
2ª. Colagem quebra-cabeça: citação de diversos trechos melódicos sob a forma de versos em paródia. Apresenta o rol de autores das melodias utilizadas na ‘composição da colagem parodiada’ para propor o exercício de reconhecimento do material auditivo elencado, ou seja, dos segmentos melódicos de diversas músicas de diversos compositores e gêneros. A leitura do poema dá pistas apenas para identificar algumas dessas composições. As demais deverão ser identificadas pelas citações melódicas implícitas nas palavras. (MEROLA, 2014. PP 33-34)

 3ª. Apresentação de performance de texto vide link no Blog: NETIATIVO
Postagem: O Compositor me disse pra reunir nossas lembranças dele. Edna Domenica Merola. Link: http://netiativo.blogspot.com/2014/08/o-compositor-me-disse-pra-reunir-nossas.html
Ivan Bach (participante da oficina, dramaturgo, ator e diretor) comentou: "Lindo trabalho o seu, instiga nossa atenção para a diversidade dos temas dos compositores. Melhor ainda foi tua declamação, onde gostaria de destacar o sentimento da declamadora  e as nuances de entonação, dando um sentido lúdico ao texto. E ainda a expressão corporal que ilustrou de maneira incrível o brilhantismo do texto."
Ivan nos brindou com sua produção sobre os temas dessa aula escrevendo sobre o mote: "Apesar de você".Vide no link:
Referências

OLIVEIRA, M. e outros. Projeto Através do Samba. Disponível em
OLIVEIRA, Márcia Ramos. Lupicínio Rodrigues: a cidade, a música, os amigos. Dissertação de Mestrado. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/95054
_________________ Uma leitura histórica da produção musical do compositor Lupicínio Rodrigues. Tese de Doutorado. Disponível em 
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/96270

MEROLA, Edna Domenica. De que são feitas as Histórias. Postmix: Florianópolis. 2014.

Links relacionados
Sobre a participação  do Prof Alberto Gonçalves nas Oficinas de Criação Literária do NETI, vide o link: http://netiativo.blogspot.com.br/2016/05/memoria-e-musica-aula-do-prof-alberto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário