O
presente texto contém os itens: justificativa do formato do curso e sua
correlação com o mote escolhido (Oficinas:
complexidade e compromisso); tabela
que sintetiza cronograma temático das atividades; adendos ilustrativos dos objetivos das
aulas. O Adendo I foi escrito por
esta professora como
síntese após a sondagem inicial feita por meio de algumas questões
aplicadas à turma de alunos. O Adendo
II traz texto de Bernadete Viana
Silva sobre a dramatização feita em 30/04/2015
sobre: ser uma pessoa bem estruturada, ter equilíbrio, ter criatividade &
exercer a cidadania. O Adendo III traz texto de Albanita Silva que também ilustra a escrita após atividade de
dramatização sobre tema livre. O Adendo IV traz texto por Lourdes Thomé confeccionado a partir de dinâmica com objetos.
Oficinas: complexidade e
compromisso
Um curso
formatado em oficinas apresenta um grau de complexidade maior do que uma
proposta só de oficinas independentes entre si. O grau de compromisso com o
processo de aprendizagem difere do programado em função de conteúdos a serem
apresentados por meras exposições da professora. No curso formatado em
oficinas, complexidade e compromisso garantem o aproveitamento do
tempo que professora e alunos dedicam nesse convívio que tem por pano de fundo
o processo ensino-aprendizagem. Nas 32 horas de curso do primeiro semestre
de 2015, foram realizadas 15 oficinas e uma participação em evento,
conforme tabela:
Datas
|
Temas
|
Atividades/objetivos
|
12/03
|
Grupos para maiores de 50, metas, benefícios e efeitos colaterais.
|
Escolha pessoal de um subitem para redigir um diálogo entre um
protagonista (maior de 50 anos) e um coadjuvante.
|
19/03
|
Valorização social da pessoa idosa: na família e nos grupos.
Acesso ao lazer e as aulas de educação permanente.
|
Escolha pessoal de aspectos importantes (para a qualidade de vida)
para redigir um diálogo entre um protagonista (maior de 60 anos)
e um coadjuvante.
|
26/03
|
Questionamento sobre o átomo social de um
personagem prototípico.
|
Escrita de texto em formato de cena para peça teatral: descrição do
desempenho de um papel social específico do protagonista pela interação entre
ele e seu complementar.
|
09/04
|
Aspectos psicológicos do personagem
|
Vivência de técnica de solilóquio. Dramatização
sobre relacionamento pai e filho.
|
16/04
|
Produção textual de diálogos a partir dos papéis sociais do personagem
criado.
|
Aquecimento: desenho de átomo social de um personagem fictício.
Vivência de técnica de consciência para interferir na
criação do personagem. Dramatização sobre a escolha de leituras e a
religiosidade. Escrita individual de falas do personagem.
|
23/04
|
Escolhas musicais e o ‘clima’ da cena.
|
Trilha sonora & cenas. A audição das músicas selecionadas para
dialogar com a emoção que a cena quer transmitir.
|
30/04
|
Características pessoais e cidadania
|
Dramatização sobre o tema: ser uma pessoa bem estruturada, ter
equilíbrio, ter criatividade & exercer a cidadania.
|
07/05
|
Complementação de papéis
|
A partir de esquema de autoria da professora, mas pautado na teoria do
Psicodrama de J.L. Moreno os participantes produziram texto sobre o
desenvolvimento dos papéis de escritor ou de leitor.
|
14/05
|
Criação de Personagens com objetos
|
O aluno escolheu um dos objetos selecionados pela professora para
formar par com um objeto que carregava em sua bolsa ou em seu bolso.
A escolha foi monitorada por sorteio de forma a não haver repetição de
objetos. A partir desses dois objetos construiu dois personagens e inventou
um diálogo entre eles.
|
21/05
|
Criação de personagens com bonecos de cerâmica
|
O aluno escolheu dois dentre os objetos previamente selecionados pela
professora.
A escolha foi monitorada por sorteio, mas ninguém revelava sua
escolha, possibilitando haver repetição de objetos nas escolhas de diferentes
participantes. A partir desses dois objetos construiu-se dois personagens e
inventou-se diálogos entre eles.
|
28/05
|
Texto de Teatro e Citações
|
Foram oferecidas falas do conto São
Genaro e a Professora ‘X’ Maria de autoria de Edna Domenica Merola para
criar personagens que se apropriassem dessas falas. Cada participante
escreveu um texto autoral a partir dessas falas.
|
11/06
|
Escolha conjunta de objetos previamente selecionados para
personificação
|
Construção textual em dupla ou trio de texto para teatro.
|
18/06
|
Produção textual de texto para teatro com uso do coro
|
Escrita coletiva das réplicas do coro (do tipo‘grego’), usando
provérbios ou ditos populares.
|
19/06
|
Participação no Sarau do CENETI
|
Exercitar as habilidades de: cooperar com os colegas, organizar suas
próprias produções , expressar-se e comunicar, levar alegria para o
'público' presente.
|
25/06
|
Revisão
|
Escolha pessoal de um subitem para redigir um diálogo entre um
protagonista (maior de 50 anos) e um coadjuvante.
|
02/07
|
Avaliação
|
Aplicação
de questionário para identificar as habilidades envolvidas/desenvolvidas
|
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS DO PLANEJAMENTO:
MEROLA,
E. D. De que são feitas as Histórias. Florianópolis: Postmix. 2014.
_____________
Psicodrama e psicodramatistas no Brasil (1963-2003). Dissertação de Mestrado.
São Paulo: UNIMARCO. 2004.
____________
Desbloqueio da expressão e técnicas de redação através do jogo dramático. Anais
do IV Congresso Brasileiro de Psicodrama. Revista Brasileira de Psicodrama, São
Paulo, v. 1, n.4, p. 20-30, 1984.
MORENO,
J. L. Psicodrama. 2. Edição. São Paulo: Cultrix, 1978.
SENE COSTA, E. Gerontodrama: a velhice
em cena. (Estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a
terceira idade.). São Paulo: Ágora. 1998.
Maravilha de curso e de Professora. Pena que entrei praticamente no meio do curso. Com certeza vou continuar.., Parabens a todos p elos belos textos.
ResponderExcluirExcelente trabalho. Foi um semestre rico. Agradeço a dedicação da professora Edna que compartilhou seus conhecimentos com os alunos. Aprendi a escrever teatro, através de pequenos textos. Obrigada também aos colegas que abrilhantarem as aulas.
ResponderExcluirCertamente teremos outros semestres, pois a Professora Edna detém muitas informações a serem transmitidas.