quinta-feira, 30 de junho de 2016

Oficinas de Criação Literária do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC. Edna Domenica Merola.

Crédito da Foto Edna Domenica Merola

As Oficinas de Criação Literária ocorrem no auditório do NETI – Núcleo de Estudos da Terceira Idade  à Av. Desembargador Vitor Lima, 145. Telefone 3721-6198. Campus Universitário da UFSC– Trindade - Florianópolis – SC – Brasil - CEP 88.010-970. 
neti@contato.ufsc.br     www.neti.ufsc.br       https://www.facebook.com/netiufsc


Próximas inscrições a partir de 22/2/2017.

As oficinas fundamentam-se em pesquisas do Psicodrama aplicado ao ensino-aprendizagem de pessoas que incluem em seus objetivos de vida o retorno aos estudos. O projeto tem por meta exercitar habilidades cognitivas e favorecer as interações sociais de pessoas maiores de 50 anos.

1- Para quem o curso se destina?
O curso é ideal para pessoa maior de 50 que decidiu voltar a estudar. Durante o curso o aluno irá 'jogar'/brincar durante as dinâmicas; irá ler; irá escrever; irá expor seus trabalhos para a classe; irá trocar e-mails com a professora (sobre as tarefas). Essas atividades poderão melhorar a autoestima e a sociabilidade; estimular as funções cognitivas; manter habilidades para interagir 'socialmente'.

2- Quais são os pré-requisitos para a participação?
Ter cursado no mínimo o Ensino Médio Completo, gostar de ler e de escrever, saber enviar e responder e-mails; ter acesso a dicionário editado após a reforma ortográfica (2009).
É desejável ter acesso ao Word e saber usar os comandos: ‘revisão' e ‘ortografia e gramática’ para proceder à revisão de seus próprios textos. É aconselhável saber acessar a página do NETI / UFSC pela qual poderá acessar o blog do curso.

3- Qual a finalidade do blog do curso?
O curso conta com o blog NETIATIVO cuja finalidade é registrar as aulas e os trabalhos dos alunos, valorizando e incentivando seu empenho.

4 - Quais os avisos necessários para quem quer se inscrever?
‒ Adota-se passar tarefas para casa. Essas nunca são repetitivas ou desnecessárias.
‒ Não se trata de aula de ortografia, pontuação, concordância, conjugação verbal, colocação pronominal; mas pode ser uma boa oportunidade para voltar a estudar esses quesitos em casa (contando com a orientação da professora).
‒ Não se trata de divulgar, reunir ou congregar escritores; mas poderá congregar pessoas (em sua humanidade).
‒ Não é Psicoterapia, mas poderá contribuir para melhorar o humor.
‒ Trata-se de aulas sobre Literatura e técnicas de Produção de Textos nas quais a Professora Edna Domenica Merola utiliza construtos da teoria moreniana de papéis e estratégias didáticas variadas (jogos dramáticos, dinâmicas de grupo, jogos de imaginação dirigida) como aquecimento para a escrita.

Objetivos
– Treinar os papéis de narrador (2017.1) e de ‘eu lírico’ (2017.2);
– desenvolver o papel social de escritor por meio de sua complementação com o papel de leitor;
– facilitar as habilidades de interagir socialmente e de criar vínculos;
– treinar o papel de leitor/performer.

Metodologia
As ações pedagógicas realizadas para favorecer o desempenho cognitivo, sócio-afetivo e sócio-existencial recorrem a estratégias criadas para que o participante treine a habilidade de estabelecer vínculos, estreite a relação com a própria interioridade, e conheça dados culturais novos.
O papel de escritor (a) é apreendido pelo treino dos papéis de narrador (a) e de ‘eu lírico’.
O desenvolvimento do papel de narrador é treinado pelas atividades de criação de cartas, contos, fábulas; reescrita de mitos; e leitura de contos e romances.
desenvolvimento do papel de ‘eu lírico’ é delineado por atividades que incluem a criação de imagens e da sua expressão pela linguagem metafórica e pelo uso da rima, da métrica e do ritmo. 

Resultados
A vivência grupal possibilita que a maturidade possa ser experimentada como uma etapa de vida compactuada de forma vivaz. Cada participante desenvolve o papel de escritor (a) conforme suas aptidões, capacidades e motivações. Cada participante terá uma página no blog do curso com todas as suas produções realizadas a partir das oficinas.
A predisposição do (a) aluno (a) para digitar seus textos enriquece sua participação, reforçando o hábito da escrita, e da divulgação de seus textos para serem apreciados e comentados. A predisposição para acessar dicionários, gramáticas, tábua de verbos, corretor do "Word" e demais recursos digitais acelera a aprendizagem da reescrita (revisão) dos próprios textos por participantes das oficinas.

Histórico
As Oficinas de Criação Literária do N.E.T.I. tiveram início em março de 2013. Até junho de 2016, foram ministradas aulas para sete diferentes turmas de alunos, cuja escolaridade alternou de forma acentuada entre o ensino médio e o superior.
Os cursos ocorreram em sala confortável que conta com tecnologia adequada.
Os grupos foram geralmente heterogêneos, abarcando experiências de várias épocas de vida e de pessoas oriundas de: Florianópolis e demais cidades, principalmente da Região Sul do Brasil.
Os alunos foram instigados a produzir um texto por semana.

Sínteses semestrais

2016.1 ‒ Narração, carta e texto para teatro de objetos.

2015.2 ‒ Gênero Epistolar (cartas).

2015.1 ‒ Textos para Teatro

2014.2 ‒ Poesia e Audição de Música Popular.

2014.1 ‒ Textos Narrativos

2013.2 ‒ Textos Poéticos.

2013.1 ‒ Aspectos da Escrita Narrativa e da Entrevista.

Em decorrência das oficinas, a professora produziu textos didáticos com objetivo de explicar elementos da produção escrita dos diferentes textos literários, informar sobre a revisão e a formatação de textos. Os textos sobre a metodologia construída e seus fundamentos na teoria de papéis (MORENO, 1974) constam de suas publicações: MEROLA, 2014, 2015 e 2016.
Nas oficinas, destaca-se o Átomo social aplicado à aprendizagem da criação de personagens (MEROLA, 2015) inspirados em dados presentes ou passados, autobiográficos ou não.
Durante os anos 2013, 2014, 2015 e no primeiro semestre de 2016, os textos produzidos pelos alunos das oficinas foram revisados pela professora Edna e postados por ela no blog Netiativo, perante a anuência dos respectivos alunos. Ao final de 2013 foram computadas 11571 visitas ou visualizações de página. Ao final dos anos subsequentes, respectivamente: 22881 e 32050 visitas. Até 18 de agosto de 2016:  45211 visitas à página.
Nos trabalhos da Oficina de Criação Literária do N.E.T.I., um objetivo relevante é escrever textos narrativos mais longos e mais elaborados. Uma das alternativas para alcançar essa finalidade é revisitar seus textos antigos. Para tal cada aluno tem sua página exclusiva no blog do curso. Até o momento registraram-se os trabalhos de 55 participantes, conforme listagem disponível em:
http://netiativo.blogspot.com.br/2016/07/carta-de-uma-blogueira-coruja-edna.html
Outro objetivo importante é o incentivo ao treino da digitação a fazer como tarefa de casa, conforme segue: 1- As tarefas devem ser enviadas em documento enviado ‘em anexo’ e não no corpo do e-mail, para que a professora o receba dentro dos padrões combinados': time news Roman, tamanho 14, espaço simples, justificado, layout A 4.


ADENDO I - revisar e avaliar, reescrever, digitar, comentar.
Maio de 2013. MEROLA, E. D. Reescrita: o uso da norma culta. Disponível em
Setembro de 2013. MEROLA, E. D. Comentar e apreciar literatura.
05 de maio de 2014. MEROLA, E. D. Recursos Digitais na Escrita.
Sexta-feira, 9 de maio de 2014.
O texto narrativo. Edna Domenica Merola.

ADENDO II - Sobre a Pessoa Idosa
MEROLA, E.D. O Estatuto do Idoso e a Saúde. Disponível em
_________ O Estatuto do Idoso Brasileiro. Disponível em
___________ Cartas para Ndugu. Disponível em
___________ E se pesquisássemos todos juntos? Disponível em
___________ Homem idoso: como prolongar a vida? Disponível em
___________ Ora, direis, analisar estrelas! Disponível em
___________ Resumo do livro O Estatuto do Idoso. Disponível em
___________ Programa... Disponível em
___________ Programas de Convivência de Idosos. Disponível em
___________ Reflexão Crítica sobre a aplicabilidade... Disponível em
___________ Lições sobre cuidar e ser cuidado. Disponível em
___________ Atividade física e o Idoso. Disponível em

Fontes:

BUZAN, Tony. Mapas Mentais e sua Elaboração. São Paulo: Cultrix, 2005.

LODGE, David. A Arte da Ficção. Trad. Bras. Porto Alegre: L& PM Pocket, 2011.

MEROLA, Edna Domenica. Pedagogia do Psicodrama: a ação do grupo no desenvolvimento de papéis da pessoa idosa. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Orientadora: Maria Celina da Silva Crema. UFSC, CCS, N.E.T.I., 2015, 46 f.
____________ De que são feitas as Histórias. Florianópolis: Postmix, 2014.
____________ Cartas em Posfácio. In Diálogos da Maturidade. Postmix, 2016.

MORENO, J.L. Psicodrama. 2 ed, São Paulo: Cultrix, 1978.
___________ Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Trad. bras. São Paulo: Mestre Jou, 1974.

SCHIER, J. ; ALVAREZ, Ângela Maria; VAHL, E.; GONÇALVES, L. H. T. – 30 Anos NETI: o percurso de um modelo de educação permanente em Gerontologia. Extensio (Florianópolis), v. 10, p. 02-02, 2013.

SENE COSTA, E. Gerontodrama: a velhice em cena. (Estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira idade.). São Paulo: Ágora. 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário