Fundamentos,Objetivos, Atividades, Estratégias
![]() |
Desenho do Planejamento 2017.1. MEROLA. |
Atividades Desenvolvidas:
16/3/2017 - Relógio de Memórias
30/3/2017 - Protótipos
1- Movimento espontâneo em grupo com um elemento modelo para imitação grupal. Com rotatividade do modelo.
"Para construir o estado de criador (a) é preciso saber esvaziar a mente."
https://www.youtube.com/watch?v=Ai_CM6ENvds
2- Atividade personalizada: escrita de carta de (ou para) as personagens Evelyn, Simone, Lucíola.
06/4/2017 - Átomo Social
"Para construir o estado de criador (a) é preciso saber esvaziar a mente."
https://www.youtube.com/watch?v=Ai_CM6ENvds
2- Atividade personalizada: escrita de carta de (ou para) as personagens Evelyn, Simone, Lucíola.
06/4/2017 - Átomo Social
1 - Movimento espontâneo em espelho (duplas e inversão de papéis)
2- Dramatização do Átomo Social da personagem Lucíola no texto "Carta para Helena" de Wilma Generini de Oliveira.
3- Exercício sobre o trecho inicial do Conto de Escola de Machado de Assis.
13/4/2017
1- Diálogo sobre as possibilidades do escritor tomar empréstimos dos autores canônicos e concomitantemente doar aos personagens: suas memórias de vida, suas reflexões existenciais, etc). Os fatos contados no texto também podem ser empréstimos de vivências (Exs.: eleição presidencial de 1989; memórias fixadas ao mudar de cidade, etc).
A professora enfatizou o mote do projeto pedagógico: complexidade dos temas estudados e compromisso dos alunos em situação de oficina (diferente de sentar na carteira para ouvir a professora expor).
Reforçou o combinado: no semestre vigente, serão aceitas para divulgação apenas as narrativas escritas a partir das propostas docentes. Quem frequenta as aulas não é obrigado a participar do blog ou de outro tipo de publicação que, por ventura, houver.
20/4/2017 -
1- Jogral sobre as percepções de alunos sobre a oficina de 13/4/2017.
27/04/2017
23 a 27/4/2017 - Leituras sobre o feminino
Nas Oficinas de Criação Literária do NETI, há maioria feminina. O processo de criação de personagens foi ancorado na criação dos protótipos Lucíola (77 anos), Simone (67) e Evelyn (57). De 23 a 27 de abril, troquei e-mails com alunos distribuindo alguns temas de leituras para subgrupos. Os temas perpassaram as personagens femininas das mitologias: Perséfone, Coré, Deméter, Lilith, Sacerdotisa, Imperatriz.
ADENDO - Produção de participante das oficinas sobre as leituras indicadas:
2- Dramatização do Átomo Social da personagem Lucíola no texto "Carta para Helena" de Wilma Generini de Oliveira.
3- Exercício sobre o trecho inicial do Conto de Escola de Machado de Assis.
13/4/2017
1- Diálogo sobre as possibilidades do escritor tomar empréstimos dos autores canônicos e concomitantemente doar aos personagens: suas memórias de vida, suas reflexões existenciais, etc). Os fatos contados no texto também podem ser empréstimos de vivências (Exs.: eleição presidencial de 1989; memórias fixadas ao mudar de cidade, etc).
A professora enfatizou o mote do projeto pedagógico: complexidade dos temas estudados e compromisso dos alunos em situação de oficina (diferente de sentar na carteira para ouvir a professora expor).
Reforçou o combinado: no semestre vigente, serão aceitas para divulgação apenas as narrativas escritas a partir das propostas docentes. Quem frequenta as aulas não é obrigado a participar do blog ou de outro tipo de publicação que, por ventura, houver.
2- Enquete sobre os locais em que se deram os principais fatos dos Relógios de Memórias de cada uma das personagens (Evelyn, Simone, Lucíola).
3- Movimento espontâneo com música (orquestrada).20/4/2017 -
1- Jogral sobre as percepções de alunos sobre a oficina de 13/4/2017.
2- Leitura de cartas trocadas entre a professora e os alunos sobre conteúdos do curso.
3- Movimento espontâneo com música.27/04/2017
1- Exercício sobre os personagens do Conto de Escola (M de
Assis). Diálogo sobre os valores inerentes a cada personagem. A tarefa de casa,
portanto é a de criar um personagem à semelhança daqueles (Conto de Escola, M.
de Assis). 2- Exercício de imaginação dirigida como aquecimento para a
escrita. Escrita. Leitura dos trabalhos.
3- Explanação sobre as conexões entre o Mito de Perséfone, o Mito de Lilith e os arcanos maiores Sacerdotisa e Imperatriz. 4- Informações sobre dois banners do acervo do N.E.T.I. sobre as Oficinas de Criação Literária: um deles sobre a parte técnica e fundamentos das Oficinas e outro com acrósticos dos alunos do semestre 2016.2.
3- Explanação sobre as conexões entre o Mito de Perséfone, o Mito de Lilith e os arcanos maiores Sacerdotisa e Imperatriz. 4- Informações sobre dois banners do acervo do N.E.T.I. sobre as Oficinas de Criação Literária: um deles sobre a parte técnica e fundamentos das Oficinas e outro com acrósticos dos alunos do semestre 2016.2.
23 a 27/4/2017 - Leituras sobre o feminino
Nas Oficinas de Criação Literária do NETI, há maioria feminina. O processo de criação de personagens foi ancorado na criação dos protótipos Lucíola (77 anos), Simone (67) e Evelyn (57). De 23 a 27 de abril, troquei e-mails com alunos distribuindo alguns temas de leituras para subgrupos. Os temas perpassaram as personagens femininas das mitologias: Perséfone, Coré, Deméter, Lilith, Sacerdotisa, Imperatriz.
No mito de Perséfone há o "retrato" de três possíveis lugares que as mulheres ocupam na família: Coré (mulher virgem), Perséfone (mulher casada que ainda não tem filhos) e Deméter (mãe e sogra). O mito de Perséfone conta a história de uma virgem que foi raptada,
porque sua mãe não queria que ela se casasse com "o indivíduo". No
começo da história, a virgem se chama Coré (que quer dizer "moça").
Depois do rapto ela passa a viver o outono com o marido (Plutão deus do mundo
subterrâneo ) e as demais estações com a mãe dela Deméter que mora no Olimpo
(morada dos deuses gregos).
A interpretação psicanalítica é a de que a mulher dependente da mãe, torna-se dependente do marido e passa a ser alguém com dificuldades a se adapatar ao mundo dos adultos. Vide link https://psiqueobjetiva.wordpress.com/2011/09/08/o-mito-de-demeter-e-persefone/
No
Tarô de Marselha há duas figuras femininas que são diferentes e talvez
complementares para formar o arquétipo feminino: a Sacerdotisa (ou Papisa) e a
Imperatriz (que é telúrica e relaciona-se aos signos do zodíaco do elemento
terra). Vide os links: http://www.tarotdatransformacao.com.br/2009/09/arcano-ii-sacerdotisa-guardia-de-todos.html
http://www.clubedotaro.com.br/site/m32_03_imperatriz.asp
No Novo Testamento há a figura de Maria: virgem como Coré do Mito de
Perséfone. Vestal como a Papisa e mãe como a Imperatriz. Os signos femininos do zodíaco relacionam-se ao elementos terra e água. A mulher do signo de Peixes lembra bem a Sacerdotisa do Tarô. http://mundomulheres.com/signos-do-elemento-agua/
Deixo as perguntas que hoje não querem calar: num futuro próximo, no Brasil, voltarão os tempos em que se
expulsavam as Evas de todo e qualquer Paraíso? A mulher numa sociedade sem leis
trabalhistas conseguirá estudar, trabalhar e ser mãe? Pensar em retomar a família patriarcal é uma forma ética de agir ou uma maneira de empobrecer ainda mais a população? O que dirão sobre isso as nossas Lucíolas, Simones e Evelyns?
ADENDO - Produção de participante das oficinas sobre as leituras indicadas:
Tarefa: inventar uma personagem feminina ou um personagem masculino.
Exemplos: mãe da Evelyn, pai da Lucíola, avô da Simone. Neto do Curvelo (Conto de Escola). Neto do Pilar (Conto de Escola). Neto do Janjão (Teoria do Medalhão).
1-Ficha de identidade da personagem.
Local e data de nascimento.
Histórico familiar e afetivo.
Como se comunica?
Como se relaciona?
Quais são seus valores?
O que ama? O que o motiva?
Quais são seus ideais?
O que conquistou para si?
O que fez para a comunidade?
Desempenha uma profissão? Qual?
2- Texto narrativo (descrição física e psicológica, atitudes, fatos...).
Observação: a criação poderá ser compartilhada pelos artistas plásticos ou artesãos do grupo por a)- colagem (recorte de revista, recorte de xerox de fotografias...), b- desenho. Feito o desenho ou o cartaz de colagem, tire foto, faça vídeo (youtube), faça um power point ou outros recursos que souber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário