segunda-feira, 4 de maio de 2015

Texto para Teatro. Adalberto Martins e outros.

 Autores:
Adalberto Martins, Lourdes Thomé, Maria Helena Fritzen, Nestor José Rech 

(Cenário: cadeiras colocadas em semicírculo. Os personagens ocupam as cadeiras.).

Personagem 1:

O que é estrutura? Tanta gente fala que tal pessoa é desestruturada; outras dizem que aquela aguenta tudo, tem estrutura. O que você acha disso?

Personagem 2:

– Estrutura é o comportamento social da pessoa, conivente com o respeito às regras do coletivo. Pessoas estruturadas não se dispersam, alcançam seus objetivos, não exageram na emoção ou na razão.

Personagem 3:

As pessoas sempre buscam o equilíbrio mental e psicológico ao conviver com a família, a sociedade e até mesmo com os animais. E, em especial, o convívio com Deus. O equilíbrio é a integração entre corpo, alma e espírito. 

Personagem 1:


– O que é equilíbrio? Tanta gente fala que tal pessoa é desequilibrada porque sofreu muito na vida; outras dizem que aquela é equilibrada, porque controla bem o ambiente: é uma vencedora, tem firmeza. O que você acha disso?


Personagem 4:

– Equilíbrio é andar em cima de uma corda bamba. Onde de um lado estão os estressados e do outro os alienados. O sofrimento nos faz entender o outro. O ambiente nos molda e a vitória é relativa ao objetivo de cada um.

Personagem 1:

– E você? Como define?

Personagem 5:

– Equilíbrio é uma medida de sensatez, onde ambos os lados dos problemas, eventos, fatos são pesados, extraindo-se daí uma alternativa que atenda aos interesses comuns ou de uma coletividade.

Desequilíbrio e equilíbrio são conceitos amplos, abertos, portanto, de cunho subjetivo do Ser, donde se deduz que o meio termo sob a visão total ou parcial, através da medida da ponderação é que indica o controle, buscando-se soluções de modo assertivo, utilizando-se as leis humanas, principalmente as que envolvam aspectos sociais, morais, culturais e financeiros, sempre em função do bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário