Crédito foto: Merola |
Outra estratégia de ensino foram os encontros: – com
uma contadora de histórias que teve por objetivo reforçar o item programático
relativo à criação de personagens; – com autoras de livros, tendo por
objetivo perceber a diferença entre a linguagem dos personagens e a linguagem
da narradora (Antonieta Mercês); a estrutura narrativa de uma novela
(Lourdes Thomé); – com alunas do CCE, tendo por objetivo estudar a estrutura
narrativa de romance (palestra de Fabiana Voges e Fernanda Bertolini que
teve por tema o livro Iracema).
Durante as oficinas, os alunos foram estimulados a
escrever cartas das seguintes modalidades: 1. apresentação
dos Participantes; 2. cartas escritas para si mesmo quando era criança e
vice-versa; 3. comentários sobre as cartas usando critérios previamente
estabelecidos; 4. cartas psicodramáticas e cartas sobre leituras.
Na apresentação dos participantes das Oficinas, os
alunos escreveram para a professora. Ilustro com a carta de Adalberto Martins.
FLORIPA, 26 DE AGOSTO DE 2015.
QUERIDA PROFESSORA EDNA,
Sou Adalberto, seu aluno no Curso Oficina de
Literatura do NETI. Nesses dois meses do último semestre e no convívio
educadora e aluno senti uma forte empatia entre nós. A senhora vem fazendo um
trabalho didático muito especial e competente entre mestre e alunos. A sua
maneira simples e objetiva de ensinar fortalece e integra os alunos deste Curso.
Assim, sinto-me grato por ser aluno de uma professora,
amiga e especial na minha vida de aluno e estudante da Terceira Idade.
Obrigado pela simpatia e amizade que a senhora espalha
no ar!
Muito brigado! Deus abençoe sua vida com muito amor,
paz e saúde.
ADALBERTO MARTINS
Por sua vez a professora respondeu a Adalberto:
Florianópolis, 26 de agosto de 2015.
Querido aluno Adalberto,
Como bom “manezinho” o senhor tem a facilidade de
provocar a dispersão e o riso na sala de aula. Em minhas aulas tem segurado
essa veia artística da cultura florianopolitana e reservado para os momentos
das atividades no palco ou no teatro.
Isso tem colaborado para mantermos nossa empatia e
respeito mútuo.
Fiquei muito contente por ter aceitado fazer e
entregar as tarefas.
Penso que ao dedicar-se à escrita irá ter um grande
ganho existencial e oportunidade de fazer amizades também entre os alunos do
NETI.
Também agradeço sua presença e seu trabalho! Deus
abençoe também a sua vida com muito amor, paz e saúde.
Professora
Edna
A professora respondeu a todas as cartas recebidas, conforme a postagem: Respostas às Cartas Recebidas em Agosto. Edna Domenica Merola. Link:
Nas cartas
Psicodramáticas, os destinatários são seres que existem para nós, no
nosso psiquismo ou espiritualidade. Para ilustrar segue texto de Adalberto
Martins:
UMA CARTA PARA O ALÉM.
FLORIPA, 27 DE AGOSTO DE 2015.
Senhor Deus Eterno e Supremo,
Escrevo-Te esta carta para agradecer-Te pelas nossas
vidas e por tudo que criastes neste planeta Terra e no infinito do Universo.Mas
também fico confuso... Por que tantas contendas e sofrimentos entre nós, seres
humanos, que criastes com vida e espírito e Sua semelhança? Temos crianças
morrendo de fome e câncer neste planeta. O egoísmo e o consumismo imperam
na terra!
O desenvolvimento pessoal passa pela educação familiar
e escolar do ser humano.
Esta solução é lenta e retardada pelos desencontros
políticos, econômicos e culturais das sociedades humanas. A
competitividade desenfreada e o individualismo fazem o homem Materializar-se
com seus objetivos e sonhos de vida. Esquecem-se do papel individual e
coletivo do ser humano, Sua Máxima criação, que é o nascer, crescer e viver pra
ser útil e feliz com tudo e com sigo mesmo!
Senhor, criaste a dádiva do livre arbítrio! Não
entendo porque fostes tão amoroso e liberal!
Por que não exercitaste o Teu supremo poder e disseste
“vocês vão ser como EU quero e chega de tanta vontade própria e liberdade!” Oh,
DEUS! Talvez assim o nosso mundo fosse bem melhor! Ou talvez fôssemos monótonos
marionetes! Criaste tudo e todos tão diferentes e ao mesmo tempo tão
semelhantes na complexidade da vida racional e emocional!
O Teu poder é supremo e universal o Teu tempo é
infinito e imensurável.
O Teu amor é natural e espiritual para tudo e
todos!
Os Teus desígnios, poder e sabedoria estão acima da
compreensão humana! Somos a quem dás tuas virtudes e objetivos cósmicos e
universais. O Teu poder reina supremo e absoluto na confusão da criação cósmica
e na surpreendente funcionalidade da mesma. O Teu tempo a Tua criação são
mistérios divinos do Teu poder eterno!
Assim, somos apenas um grão de areia nesta imensidão
da Tua criação. A Terra, o nosso planeta, pela Tua graça e poder é a menina dos
olhos da Tua criação!
Então sabemos do Teu cuidado e proteção para com
nossas vidas e com a humanidade!
Talvez não merecêssemos! Mas somos Teus filhos! E como
pai amoroso e protetor faz sabermos que seremos sempre protegidos pelo Teu
amor, paz e poder.
Amém! Amém! Amém!
De um dos seus filhos, Adalberto Martins.
A aluna Marise Monero escreveu carta para Edna Domenica sobre
sua leitura do texto "Viagens".(MEROLA, 2011). Vide link:
Para apreciar algumas produções dos alunos a partir
das oficinas, vide ainda os links:
CARTA DE UM REINÍCOLA. Adroaldo Fontes.
FONTES:
BUZAN, Tony. Mapas Mentais e sua Elaboração. São
Paulo: Cultrix, 2005.
LODGE, David. A Arte da Ficção. Trad. Bras. Porto
Alegre: L& PM Pocket, 2011.
MEROLA, Edna Domenica. Pedagogia do Psicodrama: a ação
do grupo no desenvolvimento de papéis da pessoa idosa. Monografia de conclusão
do Curso de Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Orientadora:
Maria Celina da Silva Crema. UFSC, CCS, N.E.T.I., 2015, 46 f.
____________ De que são feitas as Histórias.
Florianópolis: Postmix, 2014.
MORENO, J.L. Psicodrama. 2 ed, São Paulo: Cultrix,
1978.
___________ Psicoterapia de Grupo e Psicodrama.
Trad. bras. São Paulo: Mestre Jou, 1974.
SENE COSTA, E. Gerontodrama: a velhice em cena.
(Estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira
idade.). São Paulo: Ágora. 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário