quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Relatório das Oficinas de Criação Literária do NETI, 2015.2. Edna Domenica Merola.



Crédito foto: Merola
Emissor e destinatário alternaram os papéis de escritor e leitor, na experiência de ensino-aprendizagem quanto ao gênero epistolar. A técnica psicodramática do átomo Social foi utilizada e associada à confecção de ‘mind mapping’ (vide https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental ). O Átomo Social  retrata o conjunto de papéis que uma pessoa desempenha num dado momento de sua existência, incluindo os complementares desses papéis. O desenho (mind mapping) do átomo social foi usado como aquecimento para escrita de memórias, tendo por foco a conscientização dos papéis e dos seus complementares. O papel psicodramático está ligado ao faz-de-conta. No átomo social de uma criança  (ou nos personagens infantis), os seres tais como Papai Noel, Menino Jesus, Amigo Imaginário são exemplos de complementares de papéis psicodramáticos. As propostas de aquecimento para a escrita incluíram papéis sociais e papéis psicodramáticos. Vide o link:
Outra estratégia de ensino foram os encontros: – com uma contadora de histórias que teve por objetivo reforçar o item programático relativo à criação de personagens; – com autoras de livros, tendo por objetivo perceber a diferença entre a linguagem dos personagens e a linguagem da narradora (Antonieta Mercês); a estrutura narrativa de uma novela (Lourdes Thomé); – com alunas do CCE, tendo por objetivo estudar a estrutura narrativa de romance (palestra de Fabiana Voges e Fernanda Bertolini que teve por tema o livro Iracema).
Durante as oficinas, os alunos foram estimulados a escrever cartas das seguintes modalidades: 1. apresentação dos Participantes; 2. cartas escritas para si mesmo quando era criança e vice-versa; 3. comentários sobre as cartas usando critérios previamente estabelecidos; 4. cartas psicodramáticas e cartas sobre leituras.
Na apresentação dos participantes das Oficinas, os alunos escreveram para a professora. Ilustro com a carta de Adalberto Martins.

FLORIPA, 26 DE AGOSTO DE 2015.
QUERIDA PROFESSORA EDNA,

Sou Adalberto, seu aluno no Curso Oficina de Literatura do NETI. Nesses dois meses do último semestre e no convívio educadora e aluno senti uma forte empatia entre nós. A senhora vem fazendo um trabalho didático muito especial e competente entre mestre e alunos. A sua maneira simples e objetiva de ensinar fortalece e integra os alunos deste Curso.
Assim, sinto-me grato por ser aluno de uma professora, amiga e especial na minha vida de aluno e estudante da Terceira Idade.
Obrigado pela simpatia e amizade que a senhora espalha no ar!
Muito brigado! Deus abençoe sua vida com muito amor, paz e saúde.

                                                                 ADALBERTO MARTINS

Por sua vez a professora respondeu a Adalberto:

Florianópolis, 26 de agosto de 2015. 
Querido aluno Adalberto,

Como bom “manezinho” o senhor tem a facilidade de provocar a dispersão e o riso na sala de aula. Em minhas aulas tem segurado essa veia artística da cultura florianopolitana e reservado para os momentos das atividades no palco ou no teatro.
Isso tem colaborado para mantermos nossa empatia e respeito mútuo.
Fiquei muito contente por ter aceitado fazer e entregar as tarefas.
Penso que ao dedicar-se à escrita irá ter um grande ganho existencial e oportunidade de fazer amizades também entre os alunos do NETI.
Também agradeço sua presença e seu trabalho! Deus abençoe também a sua vida com muito amor, paz e saúde.
                                                                                     Professora Edna

A professora respondeu a todas as cartas recebidas, conforme a postagem: Respostas às Cartas Recebidas em Agosto. Edna Domenica Merola. Link:

Nas cartas Psicodramáticas, os destinatários são seres que existem para nós, no nosso psiquismo ou espiritualidade. Para ilustrar segue texto de Adalberto Martins: 

UMA CARTA PARA O ALÉM.
FLORIPA, 27 DE AGOSTO DE 2015.
Senhor Deus Eterno e Supremo, 

Escrevo-Te esta carta para agradecer-Te pelas nossas vidas e por tudo que criastes neste planeta Terra e no infinito do Universo.Mas também fico confuso... Por que tantas contendas e sofrimentos entre nós, seres humanos, que criastes com vida e espírito e Sua semelhança? Temos crianças morrendo de fome e câncer neste planeta. O egoísmo e o consumismo imperam na terra! 
O desenvolvimento pessoal passa pela educação familiar e escolar do ser humano. 
Esta solução é lenta e retardada pelos desencontros políticos, econômicos e culturais das sociedades humanas.  A competitividade desenfreada e o individualismo fazem o homem Materializar-se com seus objetivos e sonhos de vida.  Esquecem-se do papel individual e coletivo do ser humano, Sua Máxima criação, que é o nascer, crescer e viver pra ser útil e feliz com tudo e com sigo mesmo!
Senhor, criaste a dádiva do livre arbítrio! Não entendo porque fostes tão amoroso e liberal!
Por que não exercitaste o Teu supremo poder e disseste “vocês vão ser como EU quero e chega de tanta vontade própria e liberdade!” Oh, DEUS! Talvez assim o nosso mundo fosse bem melhor! Ou talvez fôssemos monótonos marionetes! Criaste tudo e todos tão diferentes e ao mesmo tempo tão semelhantes na complexidade da vida racional e emocional!
O Teu poder é supremo e universal o Teu tempo é infinito e imensurável. 
 O Teu amor é natural e espiritual para tudo e todos!
Os Teus desígnios, poder e sabedoria estão acima da compreensão humana! Somos a quem dás tuas virtudes e objetivos cósmicos e universais. O Teu poder reina supremo e absoluto na confusão da criação cósmica e na surpreendente funcionalidade da mesma. O Teu tempo a Tua criação são mistérios divinos do Teu poder eterno!
Assim, somos apenas um grão de areia nesta imensidão da Tua criação. A Terra, o nosso planeta, pela Tua graça e poder é a menina dos olhos da Tua criação!
Então sabemos do Teu cuidado e proteção para com nossas vidas e com a humanidade!
Talvez não merecêssemos! Mas somos Teus filhos! E como pai amoroso e protetor faz sabermos que seremos sempre protegidos pelo Teu amor, paz e poder.
Amém! Amém! Amém!

De um dos seus filhos, Adalberto Martins.


A aluna Marise Monero escreveu carta para Edna Domenica sobre sua leitura do texto "Viagens".(MEROLA, 2011). Vide link:
Para apreciar algumas produções dos alunos a partir das oficinas, vide ainda os links:
CARTA DE UM REINÍCOLA. Adroaldo Fontes.


FONTES:

BUZAN, Tony. Mapas Mentais e sua Elaboração. São Paulo: Cultrix, 2005.

LODGE, David. A Arte da Ficção. Trad. Bras. Porto Alegre: L& PM Pocket, 2011.

MEROLA, Edna Domenica. Pedagogia do Psicodrama: a ação do grupo no desenvolvimento de papéis da pessoa idosa. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Orientadora: Maria Celina da Silva Crema. UFSC, CCS, N.E.T.I., 2015, 46 f.
____________ De que são feitas as Histórias. Florianópolis: Postmix, 2014.

MORENO, J.L. Psicodrama. 2 ed, São Paulo: Cultrix, 1978.
___________  Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Trad. bras. São Paulo: Mestre Jou, 1974.


SENE COSTA, E. Gerontodrama: a velhice em cena. (Estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira idade.). São Paulo: Ágora. 1998.

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