terça-feira, 29 de março de 2016

Estudo de Recursos Poéticos usados em Letras de Músicas.Edna Domenica Merola.


Mind Mapping por Edna Domenica Merola:
A palavra assonância vem do latim assonans, particípio do verbo assonare, que significa “responder a”, no sentido de “fazer eco”, “ressoar”.  Na letra de Qualquer Coisa , de Caetano Veloso), temos uma assonância pura na recorrência do som “ãe” (ganhe, apanhe, mamãe):

Berro pelo aterro, pelo desterro
Berro por seu berro, pelo seu erro
Quero que você ganhe, que você me apanhe
Sou o seu bezerro gritando mamãe.

Nesse trecho, há também a repetição do som “erro” com a vogal “e” aberta (berro) e fechada (aterro, desterro, erro), caracterizando um exemplo de assonância e aliteração funcionando juntas. 



ADENDO: Trechos de Músicas selecionadas 

Praias da Ilha
Mirandinha (Antônio Santos Miranda)

Ilha, minha amada ilha,
Terra maravilha, és sensacional!
E além dessa magia,
Tem folia é dia de rei Momo é Carnaval





Vira Virou. Kleiton e Kledir.

Vou voltar na primavera
Era tudo o que eu queria
Levo terra nova daqui

Quero ver o passaredo
Pelos portos de Lisboa
Voa, voa, que eu chego já

[...] Hoje é porto de partida

Ah vira, virou
Meu coração navegador!
Ah gira, girou

Essa galera...



Plunct Plact Zum. Raul Seixas.

5-4-3-2! / -Pare! /Espere ai! Onde é que/ Vocês pensam que vão?/Hã? Hammm!

Plunct Plact Zum!
Não vai a lugar nenhum
Plunct Plact Zum!
Não vai a lugar nenhum...


  

Tocando em Frente.
Almir Sater. Compositor: Renato Teixeira

Ando devagar porque já tive pressa [...]
Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
[...] É preciso a chuva para florir.


Um caminho pedagógico para aprender recursos para a escrita poética é partir da pesquisa do gosto do aprendiz. Dentre as músicas cantadas que apreciamos qual delas tem a letra que hoje faz mais sentido para nós? A letra da música escolhida pode ser antiga, mas o interesse que ela desperta em nós é atual. Para identificá-la é necessário PESQUISAR. Por exemplo navegando pela VAGALUME  www.vagalume.com.br
O motivo da indagação é que planejamos estudar poesia 'cantada' a partir dos recursos poéticos usados em letras de músicas. 

UM INTERESSE PESSOAL pode traçar um caminho pedagógico...
Em MEROLA (2011, A Volta do Contador de Histórias), o texto Olha O pão de Maria traz citações extraídas de letras das músicas. Adaptei a história (Olha o pão de Maria) para um Jogral, certa vez, representando o NETI, numa apresentação, registrada no link:
http://aquecendoaescrita.blogspot.com.br/2014/04/jogral-do-texto-olha-o-pao-de-maria.html

Na minha trajetória de blogueira, escrevi sobre alguns temas que perpassam a questão da pesquisa da poesia cantada em benefício da escrita poética criativa:
Carta de Amor em colagem poética cita Vinícius de Moraes e Caetano Veloso

O gosto musical do outro é uma pesquisa (via Internet) sobre respostas a um questionário que uma pessoa que se inscreveu num curso enviou para a professora


Ouvir músicas com letras 'intimistas' é indicado para idosos? 


Em algumas postagens reproduzi letras que não devem ser esquecidas, a exemplo de: 

1-O Bêbado e a Equilibrista

2-Como nossos pais

3-Assum Preto

4-Saudosa Maloca

5-Praias da Ilha

6-Velha Rendeira


A turma da Oficina de Escrita 2016.1 escolheu, musicalmente, em respostas a um primeiro questionário, o que segue:
Quatro Estações de Vivaldi.

Zininho (Cláudio Alvim Barbosa). Rancho de amor à Ilha.

Toquinho: Aquarela.

Frank Sinatra. New York, New York.

Frank Sinatra. My Way.

John Lennon. Imagine.

Martinho da Vila. O Pequeno Burguês.

Pixinguinha. Carinhoso.

Vandré. Caminhando e cantando.

Chico Buarque. Construção.

João Bosco e Aldir Blanc. O Bêbado e a Equilibrista.


Marisa Monte, Ainda Bem!


Passaram ainda por Almir Sater com Tocando em frente.

Dois pra lá dois prá cá;




Nenhum comentário:

Postar um comentário