Crédito da foto Edna D. Merola |
Cada retrato é uma lembrança... Uma possibilidade de reviver... De contemporizar...
Até 1826, os retratos eram desenhados ou pintados. Na contemporaneidade, o autor Buzan ensinou a fazer retrato de um plano ou projeto e deu-lhe o nome de mind mapping. Assim, retratei os objetivos das Oficinas de Criação Literária do NETI 2016.1.
Meta das Oficinas de Criação Literária do NETI/UFSC 2016.1
Aprender a conviver com a palavra do outro ao dar expressão à sua.
Objetivos:
‒ criar um narrador diferente da autora;
‒ escrever cartas ficcionais (inventar emissor, destinatário e conteúdo da carta);
‒ redigir textos para teatro;
‒ reconhecer o movimento da MPB como registro histórico e artístico: rememorar o passado para refletir sobre o presente;
‒ abrir-se para a possibilidade da produção de texto como releitura e colagem.
Caracterização da turma 2016.1
Na aula de 7/4/2016, 23 pessoas responderam a um questionário.
‒ Idade:
78,26 % tinham de 50 a 65 anos. Cinco pessoas encontravam-se na faixa de 50 a
55; sete estavam entre 56 a
60. seis entre 61 a 65, três entre 66 a
70, uma entre 71 a 75 e uma entre 76 a 80.
‒ Vínculo
com a cidade por nascimento: 13,04 % nasceram em Floripa. 86,96 % vieram de
fora.
‒ Anos de
residência em Florianópolis: 13,04 % são residentes de 2 a 3 anos. 28,57 % são
residentes de 5 a 11 anos
8,70 %
residem de 28 a 30 anos. 43,48 % residem em Florianópolis de 37 a 48
anos.
‒ Frequência
às aulas nos últimos anos: 64,71% assistiu ou ministrou aulas nos últimos 5
anos.
Data
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Atividade
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Objetivo
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31/3 – Arte dionisíaca e apolínea. Escrever e narrar. Exposição dos textos: "Apolo
e Dionísio nas artes"; "Plano das Oficinas de Escrita Criativa de
2016.1". http://netiativo.blogspot.com.br/2015/05/apolo-e-dionisio-nas-artes-o-jogo-entre.html
Dinâmica:
escolha de objetos (livro, castiçal/anjo, apetrechos de costura,
bibelô/mordomo, chave de fenda) para escrita de frase narrativa ou
descritiva. Leitura conjunta. Tarefa para
casa: narrar sua participação na dinâmica da primeira aula (Criar um título
para a história. Descrever onde e quando se passaram os fatos. Contar o que
aconteceu. Quem participou. Como? Para quê? Escrever um epílogo.).
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Apresentação dos alunos e da equipe docente. Introdução ao gênero
narrativo.
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7/4 – Aplicação de questionário para caracterização da turma. Exposição
sobre: a construção do narrador e os elementos da narrativa. Exibição parcial do filme Rashomon:
narrativas do Samurai e do bandido. A expressão "efeito Rashomon" vai além do ditado popular: "Quem conta um conto, aumenta um
ponto", porque cada narrador mostra o seu ângulo de visão de um pseudo conjunto de fatos.
Referência http://netiativo.blogspot.com.br/2014/05/revisao-diario-de-classe-narrar-e-fazer.html
Tarefa: carta narrando sua chegada a Florianópolis (quer por nascimento ou mudança). |
Usar os elementos da narrativa: narrador, personagens, ação, tempo e
espaço.
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14/4 – Exercício de identificar o foco narrativo a partir das leituras
preferidas.
Narrativa e retrato de época: referir a suas preferências de leitura e de
audição de músicas para contar fatos de sua vida. . Tarefa: após identificar o ano em que ocorreram
os fatos marcantes de sua vida, trace uma linha e a sequência das
datas, de maneira que a mais antiga fique à esquerda e a mais recente à
direita. Use o "mind mapping" para identificar um
intervalo de dois a cinco anos em que se concentrem pelo menos dois fatos
marcantes a serem narrados no seu texto. Associe-os
com letras de músicas.
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Usar Mind Mapping para projetar retrato de época.
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8/4 – Letras de Músicas e Figuras de sons.
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Discriminar figuras de sons.
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5/5 – MPB: Samba de uma nota só; Alegria, alegria; O Bêbado e a
Equilibrista.
Links relacionados:
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Reconhecer o Movimento interartes (cantores e cartunistas).
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12/5 – Construção do Átomo Social de protagonista ≥ 50 anos
para a escrita de carta literária (emissor e destinatário ficcionais).
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Construir personagens ficcionais verossímeis.
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19/5-Leitura dramatizada de cartas dos papéis complementares (Ex.: mãe
e filha). Comentar a carta da/o colega: exercício de comentar textos sob
critérios pré estabelecidos (treino de elementos da dissertação).
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Treino de leitura. Comentar (dissertar).
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02/6 - Criação de personagens para teatro de objetos. Dinâmica: escolha de objetos:
cinto velho, celular antigo, miniaturas: calhambeque e sino ‒ para
escrita de texto para teatro. Leitura
Dramatizada ‒ individual.
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Escrever uma cena para teatro.
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09/6 - Dinâmica 1: formar duplas a partir de semelhanças físicas
conforme senhas dadas pela professora: altura, tamanho das mãos, adereços
usados (óculos, brincos, ...). Nomear todos os colegas. Formar duplas, fazer
o contorno de uma das mãos de cada pessoa da dupla e escrever o ditado
popular preferido. Dinâmica 2: leitura dramatizada de peça com coro grego
(MEROLA, 2015) http://aquecendoaescrita.blogspot.com.br/2015/08/peca-teatral-vozes-edna-domenica-merola.html
Tarefa:
Reler o conto O Gato e o Escuro. Escrever um
texto para Teatro de Objetos com 4 personagens, sendo que dois são:
Pintalgato e o Coro. O Pintalgato é citação do conto O Gato e o Escuro de
Mia Couto. O Coro é um personagem coletivo e suas falas são os ditados
populares escolhidos em dupla, na dinâmica feita em sala de aula. O demais
personagens são dois, a escolher entre: Calhambeque, Cinto, Celular, Sino.
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Escrever uma cena para teatro.
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16/6 -
Dinâmica 1: aquecimento para formação de duplas. Resposta a questionário de
revisão dos conteúdos estudados. Tarefa para casa: leitura
do texto Olha o Pão de Maria! (MEROLA, 2011).
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Revisão.
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23/6 -
Dinâmica para formação de grupos. Releitura de história autoral http://aquecendoaescrita.blogspot.com.br/2014/04/jogral-do-texto-olha-o-pao-de-maria.html O
‘enredo’ do texto será a base para construir: grupo 1 ‒
Cartas entre personagens Maria (de Olha o Pão de Maria) e Capitu (de
Dom Casmurro); grupo 2 ‒ Texto para teatro com as
personagens Maria (MEROLA,2011) e Lady Shalott (Tenysson).
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Releitura
de um texto narrativo.
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30/6 -
Movimento expressivo grupal das músicas: tema de Capitu e The Lady of Shalott. Leitura dos
trabalhos grupais feitos em 23/6. Interpretação da letra da música Eduardo e
Mônica. Tarefa para casa: escrever sobre a velhice de Eduardo e Mônica.
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Movimento Expressivo grupal.
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ADENDO: TRABALHOS DOS PARTICIPANTES DO
BLOG NETIATIVO
E INTEGRANTES DA TURMA 2016.1
Participantes: professora Edna e os
alunos: Adalva, Arlete, Carmem, Cleide, Dulci, Edna Luiza, Janis,
Juçara, Marta, Mara, Marlene, Sara, Terezinha, Toinha, Vânio, Vera.
REFERÊNCIAS
BUZAN,
Tony. Mapas Mentais e sua Elaboração. São Paulo: Cultrix, 2005.
LODGE,
David. A Arte da Ficção. Trad. Bras. Porto Alegre: L& PM Pocket, 2011.
MEROLA,
Edna Domenica. Pedagogia do Psicodrama: a ação do grupo no desenvolvimento de
papéis da pessoa idosa. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em
Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Orientadora: Maria Celina da Silva Crema.
UFSC, CCS, N.E.T.I., 2015, 46 f.
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Cartas em Posfácio. In Diálogos da Maturidade. Postmix, 2016.
_________
A Volta do Contador de Histórias. Nova Letra, 2011.
_________
No Ano do Dragão. Postmix, 2012.
_________
São Genaro e a Professora “X” Maria. In: A Escritora Osmarina e a Professora
“X” Maria. Postmix, 2013.
_________
De que são feitas as Histórias. Postmix, 2014.
MORENO,
J.L. Psicodrama. 2 ed, São Paulo: Cultrix, 1978.
___________
Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Trad. bras. São Paulo: Mestre Jou, 1974.
SCHIER,
J. ; ALVAREZ, Ângela Maria; VAHL, E.; GONÇALVES, L. H. T. – 30 Anos NETI: o
percurso de um modelo de educação permanente em Gerontologia. Extensio
(Florianópolis), v. 10, p. 02-02, 2013.
ADENDO
A Primeira Unidade ( 31/3;
7/4; 14/4/2016)
Os Objetivos:
1- Reconhecer na narração: o narrador, os fatos, o tempo, o
lugar, os personagens.
2- Identificar o foco narrativo nos trechos selecionados
pela professora sobre o livro preferido de cada aluna. Exemplo de foco
narrativo em terceira pessoa: "Só quando desaguou na outra margem do tempo
ele ousou despersianar os olhos. Olhou o corpo e viu que já nem a si se via.
Que aconteceu? Virara cego? Por que razão o mundo se embrulhava num pano preto? Chorou.
Chorou. E chorou." (COUTO, 2008).
3- Escrever uma carta para os calouros do Projeto Longe de Casa (E Agora?).
4- Escrever uma narração sobre um fato marcante e
relacionar com a música preferida, o gênero musical, o cantor ou cantora.
Exemplo de trecho narrativo em discurso direto:
"‒ Não chore, gatinho.
‒ Quem é?
‒ Sou eu, o escuro. Eu é que devia chorar, porque olho tudo
e não vejo nada." (COUTO, 2008)
As referências para a primeira unidade didática:
‒ Para que a Literatura?
‒ Elementos da Narração.
‒ Descrição e Retrato de época.
A Segunda Unidade
Em 28/4 e 5/5/2016, estudamos itens relativos à poesia
contemporânea brasileira pelo viés de letras de músicas nacionais.
Antes da aula de 28/4/2016, a professora pesquisou quantos
alunos conheciam as letras das músicas que seriam usadas para dar a aula de
figuras de som. 20 alunos conheciam Vira Virou ( Kleiton e Kledir. https://www.letras.mus.br/kleiton-e-kledir/219077/)
19 alunas conheciam Plunct Plact Zum (Raul Seixas. https://www.youtube.com/watch?v=septscqFF48).
19 conheciam Tocando em Frente (Almir Sater. Compositor: Renato Teixeira. http://www.vagalume.com.br/almir-sater/tocando-em-frente.html)
Adalva, Cleide, Dulcirene e Maria Juçara já conheciam a
música Praias da Ilha (Antônio Santos Miranda).
As músicas Praias da Ilha; Vira, virou; Plunct Plact Zum e
Ando Devagar serviram para o ensino de figuras de som ‒ aliteração, assonância,
onomatopeia e paronomásia ‒ e utilizou-se como estratégia o canto. Edna
Domenica Merola coordenou o planejamento da aula e foi mediadora dos trabalhos
que contaram com professores visitantes.
Na aula de 05/5/2016, estudou-se a produção de músicas
brasileiras do período de 1959 a 1979, ilustrou-se com as músicas: Samba de uma
Nota Só; Alegria, Alegria; O Bêbado e a Equilibrista. As letras dessas músicas
exemplificaram o uso dos versos livres e da redondilha maior (sete sílabas
poéticas).
Foi disponibilizado um link com um texto preparado pela
professora sobre a contagem das sílabas poéticas
No poema cantado (Alegria, Alegria) todos os versos têm 7
sílabas poéticas, pois conta-se até a última sílaba tônica (sílaba tônica de
uma palavra é a que é pronunciada mais fortemente).
Em/ ca/ras/ de/ pre/si/den/tes
Em/ gran/des/ bei/jos/ de a/mor/ (Repare que /de a/ é
uma só sílaba poética, pois pronuncia-se de uma só vez)
Em/ den/tes,/ per/nas,/ ban/dei/ras
Bom/ba e/ Bri/gi/tte/ Bar/dot/ (Repare
que /ba e/ forma somente uma sílaba poética)
Foi dado um exercício de colagem no qual os versos de 3
poemas foram misturados. Isso possibilitou constatar que a poesia é um discurso
polissêmico (uma só palavra acumula vários sentidos). Para entender um poema as
palavras deverão ser decifradas pela leitora. Ex.: O sol nas bancas de revistas
me enche de alegria e preguiça. (Sol é o nome de um revista que circulava à
época; é também a energia solar).
Vide o link sobre as figuras: metáfora, metonímia e
catacrese.
O CORO FALADO
O coro falado é usado na escrita de textos para Teatro.
Nesse contexto, o coro é um personagem coletivo e plural que faz indagações
para provocar reflexão.
O coro expressa a opinião pública, critica valores, reage
às atitudes dos personagens como o escritor julga que a audiência iria reagir;
impulsiona a emoção, confere movimento, promove quebras que podem marcar uma
mudança de rumo na ação.
O coro é o elo com os rituais religiosos que originaram o
Teatro e que mantém a sua alma coletiva. O coro é um recurso da Tragédia Grega
que funciona bem no teatro contemporâneo quando associado à estratégia do
'ditado popular'.
Exemplo de uso do coro:
Vide texto para peça teatral com uso do coro grego
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DA TURMA 2016.1
Após a oitava aula do semestre, a professora Edna Domenica Merola procedeu à
primeira avaliação de desempenho dos alunos da turma 2016.1.
Se você, leitor, estiver no NETI no dia da semana em que se
realizam as Oficinas Literárias e presenciar a espera pelo
momento em que a sala de aula será aberta... Se assistir à alegria da chegada
dos alunos... Se ouvir de dentro da sala aqueles passos mais apressados dos que
entram por último... Dirá (com razão!) que todos são excelentes alunos.
No entanto, uma avaliação por parâmetros didáticos pode
desencadear reflexão e definir metas de estudo. Então, senhora ou senhor
(leitor), permitam que a professora avalie seus alunos.
Optou-se por definir como pré requisito para inclusão na
amostra a ser avaliada: ter enviado textos para serem postados no blog Netiativo no
semestre 2016.1.
A análise foi feita a partir do estabelecimento de
critérios: número de textos
produzidos, assiduidade e participação nas atividades orais.
Em média, o grupo pesquisado realizou 57,5 % das tarefas
solicitadas. Apenas uma aluna realizou 100% dos trabalhos propostos pela
professora.
Quanto à assiduidade, sete apresentaram frequência regular,
cinco tiveram boa frequência. Duas alunas não tiveram nenhuma falta.
A participação nas atividades de sala de aula foi
considerada excelente para nove pessoas e boa para seis.
Se fosse necessário dar uma menção final perante esses
critérios, uma aluna seria considerada excelente e outra insuficiente. Seis seriam
avaliados como bons alunos e sete como regulares. Mas o semestre continua e
pode-se mudar o jogo, em tempo, se esse for o desejo do (a) discente.
Aula de 16/6/2016 ‒ Movimento: a dupla. Revisão
de conteúdos.
‒ Revisão
dos conteúdos estudados por meio de leitura e escrita (em dupla).
I. Cartas (Turma 2016.1).
http://netiativo.blogspot.com.br/2016/05/cartas-espacos-de-dialogo-e.html
II- O
Medo e o Escuro (COUTO, 2008).
III- Peça Vozes.
(MEROLA, 2015).http://aquecendoaescrita.blogspot.com.br/2015/08/peca-teatral-vozes-edna-domenica-merola.html
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